O ID:Rio criado em 2021 pelos the best Helena Silveira e Claudio Silveira, responsáveis pelo tradicional DFB Festival (CE), tem como missão atuar diretamente em prol do impulsionamento da energia criativa do trade da moda do estado do Rio de Janeiro. Entre as novidades de sua segunda edição, a maior é a ampliação de sua programação, 100% gratuita, que antes era baseada em Niterói e agora chega à capital do Estado.
A segunda edição do Festival distribuirá sua programação entre Niterói e Rio de Janeiro, reunindo jornada de conhecimento, exposição, podcasts, feira de design, moda autoral e gastronomia. Além de shows diários gratuitos no Espaço Cantareira, com grandes nomes da música do país, como Fernanda Abreu, Nando Reis, Melim, Fernando Rosa e outros, o Festival apresenta desfiles exclusivos, reunindo marcas de diferentes polos confeccionistas do Estado do Rio de Janeiro, que vão do beachwear ao fitness e jeans.
Programação de desfiles:
26/01 – Quinta-feira
18h – Rua dos Biquínis
19h – Beepfit
20h – Energia Enel
27/01 – Sexta-feira
18h – IED Rio apresenta Erica Rosa
19h – Shopping Plaza Collab apresenta Sacada + Oh, Boy! + Lizie + Track&Field
20h – CCM
28/01 – Sábado
18h – Dress To
19h – Firjan Senai Espaço de Moda
20h – Marju e Kitecoat
Entre os dias 26 e 29 de janeiro, o lineup do ID:Rio terá como epicentro equipamentos em Niterói, com atividades no Espaço Cantareira, na Praça Zumbi dos Palmares e no complexo de cinemas Reserva Cultural Niterói.
Já entre 30 de janeiro e 25 de fevereiro, o Festival cruza a ponte para ocupar a Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro do Rio de Janeiro, onde apresentará uma exposição colaborativa, em parceria com a Enel Brasil, reunindo 10 looks confeccionados sob os preceitos do upcycling, a partir do reuso inteligente de insumos e fardamentos descartados. A sede da BPE também serve como cenário para uma série de podcasts semanais, que serão divulgados durante todo o mês de fevereiro, acompanhando a exposição e abordando temas ligados à sustentabilidade, empreendedorismo e inovação.
Multidisciplinar e 100% gratuito, o ID:Rio é voltado para profissionais de toda a cadeia produtiva da moda, novos empreendedores e alunos de estilismo, moda, design, administração, marketing e áreas afins.
Shows
Quinta-feira – 26 de janeiro
15h – DJ Felipe Roale
21h – Fernando Rosa
Sexta-feira – 27 de janeiro
15h – DJ Felipe Roale
17h – Sávio
21h – Melim
Sábado – 28 de janeiro
15h – DJ Felipe Roale
17h – Guilherme Schwab
21h – Nando Reis
Domingo – 29 de janeiro
15h – DJ Felipe Roale
17h – VVG
21h – Fernanda Abreu
Também de 26 a 29 de janeiro, na Praça Zumbi dos Palmares, em Niterói, o Festival sedia o ID:Street, feira de moda autoral e design, com curadoria a cargo da plataforma Carandaí25 e destaque para a Casa Enel, que reúne o trabalho de artesãos de todo o Estado do Rio de Janeiro.
O ID:Rio 22/23 O evento é apresentado pela Enel, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, sendo composto por atividades de estímulo direto ao empreendedorismo de toda a cadeia produtiva da moda fluminense e conta com o apoio da Prefeitura de Niterói e do Shopping Plaza, correalização do Caderno Ela e realização da Equipe de Produção, responsável há 24 anos pelo DFB Festival, em Fortaleza/CE.
A retirada dos convites gratuitos para os shows será feita mediante inscrições via Sympla, com posto de distribuição no Shopping Plaza, em Niterói. O acesso ao evento é recomendado para jovens a partir de 16 anos. Menores podem comparecer, desde que acompanhados pelo(a) responsável.
Para acessar o ID:Rio, basta apresentar o convite e entregar 1 kg de alimento não-perecível. O total arrecadado durante os quatro dias de programação será doado integralmente ao projeto Niterói Solidária.
Onde- Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói – RJ (Reserva Cultural Niterói)
Dias: 26 a 29 de janeiro
Instagram: @idriofestival