A Airbus, junto ao centro de pesquisa alemão DLR, a Rolls-Royce e o fabricante de combustível sustentável, Neste, lançou o primeiro estudo de emissões em voo com combustível de aviação 100% sustentável (Sustainable Aviation Fuel, SAF) em um avião comercial de fuselagem larga. O time de especialistas se uniu para dar início ao projeto pioneiro “Emission and Climate Impact of Alternative Fuels” (ECLIF3), que estuda os efeitos de 100% de SAF nas emissões e no rendimento dos aviões.
Os resultados do estudo – que será realizado em terra e no ar utilizando um Airbus A350-900 propulsado por motores Rolls-Royce Trent XWB – servirão de apoio aos esforços atualmente empenhados pelas companhias, que buscam garantir a preparação do setor de aviação para o uso em grande escala do combustível sustentável como parte da ampla iniciativa de descarbonização da indústria.
Nesta semana foram iniciados nas instalações da Airbus, em Toulouse (França), os testes dos motores, incluindo um primeiro voo para comprovar a compatibilidade operacional do uso de 100% de SAF com os sistemas da aeronave. Em seguida, vão ocorrer os testes de emissões em voo, que se iniciarão em abril e retomados no outono, utilizando a aeronave Falcon 20-E da DLR para executar medições que investiguem o impacto do uso do combustível sustentável nas emissões. Enquanto isso, em terra, serão realizadas outras análises para mensurar as emissões de partículas e determinar o impacto ambiental do uso de SAF nas operações aeroportuárias.
Tanto os testes em voo quanto em terra vão comparar emissões do uso de 100% de SAF produzido com tecnologia HEFA (Ésteres e Ácidos Graxos Hidroprocessados) contra os de querosene fóssil com baixo teor de enxofre. O combustível sustentável será oferecido pela Neste, uma das principais fornecedoras mundiais. Já as medições e análises adicionais para caracterização das emissões de partículas durante os testes em terra ficarão a cargo da Universidade de Manchester no Reino Unido e do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá.
“O SAF é uma parte vital da meta da Airbus de descarbonizar a indústria de aviação e estamos trabalhando lado a lado com uma série de parceiros para assegurar um futuro sustentável para o transporte aéreo”, afirma Steven Le Moing, diretor do Programa de Novas Energias da Airbus. “Atualmente, os aviões só podem funcionar com uma mistura máxima de 50% de SAF e querosene fóssil; esta parceria permitirá não apenas entender como os motores de turbina a gás funcionam utilizando 100% do combustível sustentável visando a certificação, mas também identificar as possíveis reduções de emissão e os benefícios ambientais de utilizar tais combustíveis em voo com uma aeronave comercial”.
Para Patrick Le Clercq, diretor do projeto ECLIF no DLR “Ao investigar o uso total do SAF, estamos levando nosso estudo sobre o desenho do combustível e o impacto climático da aviação a um outro patamar. Em campanhas de pesquisa anteriores já pudemos demonstrar o potencial de redução de fuligem entre 30 e 50% em mesclas de combustíveis alternativos e esperamos que esta nova campanha nos mostre que este potencial é ainda maior.O DLR já conduziu uma ampla pesquisa sobre análises e modelagem, além de realizar testes em terra e no ar com combustíveis alternativos”, afirma
Simon Burr, diretor de Desenvolvimento de Produtos e Tecnologia da Rolls-Royce Civil Aerospace, adiciona “no mundo pós-Covid-19, as pessoas vão querer se conectar novamente, mas de modo sustentável. No caso das viagens de longa distância, sabemos que isso acarretará o uso de turbinas a gás durante as próximas décadas. O SAF é essencial para a descarbonização destas viagens e apoiamos ativamente o aumento de sua disponibilidade para a indústria da aviação. Esta pesquisa é essencial para dar suporte ao nosso compromisso em entender e possibilitar seu uso total como solução de baixas emissões”.
Segundo Jonathan Wood, vice-presidente da Neste para Europa no setor de aviação sustentável. “Estamos orgulhosos em contribuir para este projeto de mensuração dos amplos benefícios do SAF em comparação com o combustível fóssil para aviões e proporcionar os dados que apoiam o uso do combustível sustentável em concentrações maiores que 50%. Uma análise verificada de forma independente demonstrou que o combustível de aviação sustentável Neste NY proporciona uma redução de até 80% nas emissões de gases de efeito estufa comparado ao uso de combustíveis fosseis, levando em conta todo o ciclo de vida da aviação; este estudo vai esclarecer os benefícios adicionais do uso de SAF”, complementa