Acne e oleosidade excessiva na pele do rosto -e às vezes também em locais como costas e ombros- são um desconforto estético e de saúde que atinge homens e mulheres, geralmente tendo início na adolescência, e que requer cuidados. O correto é fazer consultas periódicas com um profissional de estética, para que o problema seja tratado da melhor forma, com altas chances de sucesso.
“Existem graus de pele oleosa e acneica, que vão desde um simples brilho que denota um pouco de oleosidade até cravos e espinhas com diferentes níveis de inflamação. O tratamento deve iniciar com uma rotina de limpeza para proteção e estimulação da primeira barreira de defesa da pele, por prevenir a colonização de bactérias com ação anti-inflamatória e a renovação celular, promovendo assim a limpeza total da pele, além de dermocosméticos com ativos combinados para tratamento”, afirma Joyce Rodrigues, farmacêutica e cosmetóloga consultora da Netfarma.
“A pele oleosa produz o sebo de forma exacerbada, por meio das glândulas sebáceas, e o acúmulo de bactérias dá formação às acnes. Esse tipo de pele exige tratamento específico e personalizado, por isso é importante que você consulte um profissional especializado para avaliar o tratamento adequado para o seu tipo de pele”, complementa.
A especialista explica o passo a passo de cuidados cosméticos com a pele oleosa ou acneica
Limpeza –Limpar a pele é fundamental, pois só assim é possível remover as impurezas e o excesso de oleosidade, a fim de evitar a formação de cravos e espinhas. “Todas as peles precisam de limpeza, de manhã e à noite, mas esse cuidado é ainda mais fundamental para as peles oleosas ou acneicas”, explica a consultora.
Gel: Por ter uma textura mais leve, o gel de limpeza costuma ser recomendado para as peles oleosas ou com acne. Na hora de limpar, deve-se espalhar o gel com delicadeza, para não irritar a pele, e caprichar na chamada zona T (testa, nariz e queixo), onde os cravos e espinhas costumam se formar. Ativos como Ácido Salicílico, Bioecolia e Niacinamida promovem benefícios como ação anti-inflamatória, renovação celular, controle da acne além de inibir a produção de sebo.
Mousse: Assim como o gel, a mousse de limpeza também tem textura leve, por isso também costuma ser uma boa opção para as peles oleosas. Ativos como Melaleuca, Zinco, Cobre, Potássio e Ácido Láctico possuem a capacidade de retenção hídrica, que alivia o ressecamento natural da pele, além de regularizar a oleosidade e controle da acne.
Tônico adstringente: Após a limpeza, é bom tonificar a pele todos os dias, de manhã e à noite, com um adstringente. Ele vai complementar a limpeza da pele oleosa. “Vale evitar loções que contenham álcool. Além de ressecar a pele, produtos com álcool ativam as glândulas sebáceas, aumentando ainda mais a oleosidade da pele”, explica a cosmetóloga.
Hidratação: Ao contrário do que se pode pensar, a pele oleosa precisa de hidratação. Enquanto para as peles secas é possível utilizar hidratantes com textura mais espessa, como cremes, as fórmulas leves são as indicadas para peles mistas ou oleosas.
Hidratante oil free: São os mais indicados para as peles oleosas, já que esse tipo de pele pede produtos livres de óleo (oil free). Os séruns costumam funcionar bem para a pele oleosa, pois, ao contrário dos cremes, têm rápida absorção e não são “pesados”. “ O mais indicado para peles oleosas são produtos não comedogênicos , ou seja, que não obstruem os poros”, explica a especialista.
Água Hidratante matificante: É um produto recomendado, pois possui um efeito imediato e também a longo prazo, deixando a pele uniforme e sem brilho por mais tempo