Os resíduos de produtos utilizados em salões de beleza apresentam composição química bastante complexa de metais pesados e de alta toxidade. Cada vez mais, as empresas deste segmento devem prevenir os impactos significativos ao meio ambiente, buscando a melhoria contínua de seus processos.
Apostando nos benefícios de um mundo melhor, a Davines, marca italiana de cuidados com os cabelos, acredita que é possível viver em equilíbrio entre a beleza e a sustentabilidade. A mais nova iniciativa da marca no Brasil atende à essa demanda de otimizar a gestão ambiental dos salões ao firmar parceria com o projeto Beleza Verde, da empresa Dinâmica Ambiental. Nele, os salões Davines recebem um representante do projeto, que indica que mudanças o estabelecimento pode realizar para se tornar um salão sustentável.
Os salões que aderirem ao projeto Beleza Verde e estabelecerem as mudanças em prol do meio ambiente recebem um certificado de destinação correta de resíduos e ganham o selo Beleza Verde. Esses estabelecimentos serão listados no Portal Pensamento Verde e seus colaboradores receberão treinamentos constantes sobre o tema. Os salões também podem optar pelo serviço de consultoria especializada, que auxilia na redução de custos e na melhor gestão do consumo de energia, recursos hídricos e produtos.
Além da postura ambientalmente correta, entre os benefícios conquistados estão a redução do desperdício de produtos por meio do treinamento dos profissionais do salão; adequação e cumprimento à lei na gestão dos resíduos produzidos e mapeamento dos produtos mais utilizados pelo salão, a partir da coleta dos resíduos e destinação correta. O salão também tem a opção de se tornar um Eco Ponto, onde os clientes podem levar as embalagens vazias, aumentando a abrangência do projeto de sustentabilidade a mais pessoas.
Para a Davines, ser sustentável significa ter responsabilidade com o mundo em que vivemos, e isso se dá por meio de iniciativas como o projeto Beleza Verde, o desenvolvimento de embalagens ecológicas, o uso de energia renovável e também de conquistas como o certificado B Corp, concedido às marcas que maximizam seu impacto positivo, respeitando padrões mais elevados de desempenho, transparência e responsabilidade.
SAC: 11. 2538. 3667