Entre os dias 3 a 7 de abril, nos Jardins das Tuileries, em Paris, França, a Oiamo Design estará representada na Pad Paris | Design + Art pela galeria BrazilL Modernist / Pereira & Matis.
Na ocasião, apresentará a escultura luminosa Ybatinga Reluzente, desenvolvida em colaboração com o coletivo de artesãs da Associação Ladrilã para o Projeto Raiz. A obra de arte presta uma homenagem à herança cultural dos povos indígenas do Pampa brasileiro.
Facing 234 rue de Rivoli
Opposite rue de Castiglione
75001 Paris | France
Durante a Semana de Design de Milão, de 15 a 21 de abril, na Via Valtellina 5, Milão, Itália, a Oiamo Design fará sua estreia no Isola Design Festival. O projeto Fio das Águas, desenvolvido em colaboração com o coletivo de artesãs da Associação de Mulheres Redeiras do extremo sul do Brasil, será apresentado na exposição coletiva “Is one life enough?”. A iniciativa destaca a importância da redução do impacto ambiental, aproveitando recursos naturais de forma consciente.
A coleção de luminárias Fio das Águas, produzida a partir de redes de pesca de camarões recicladas, é um exemplo concreto do compromisso com a sustentabilidade e o upcycling. Além disso, o projeto resgata técnicas tradicionais e promove a valorização das comunidades artesãs locais.
Também durante a Semana de Design de Milão, de 15 a 28 de abril, será destaque na exposição Coccoloba, organizada pela ApexBrasil, no Interni Fuorisalone, na Via Festa del Perdono, 7, Milão, Itália. Neste evento, a marca apresentará os bancos Turi, em colaboração com a convite do curador geral da ApexBrasil, Bruno Simões.
Os Bancos Turi, inspirados na Coccoloba gigantifolia, são um exemplo tangível da fusão entre design e tradição. Feitos com madeira maciça de reflorestamento e incorporando a técnica japonesa milenar de carbonização, essas peças refletem a riqueza cultural e a diversidade linguística indígena do Brasil.