O DFB Festival — Dragão Fashion Brasil — começou em grande estilo ontem, quarta-feira (24), marcando a abertura de sua edição comemorativa de XXV anos no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Com uma estrutura completa e programação diversificada, o primeiro dia do evento celebrou a moda autoral, reforçando o compromisso com a moda consciente e a valorização do “handmade”.

Ao lado de parceiros e apoiadores, Cláudio Silveira e Helena Silveira, mentes criativas do DFB Festival, realizaram a tradicional fala de abertura oficial do evento. Na ocasião, estiveram presentes a vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero; o diretor presidente da Enel Ceará, José Nunes de Almeida Neto; o diretor superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo; o Secretário Executivo de Cultura do Ceará, Rafael Felisbino; e Patrícia Varela, coordenadora de comunicação da Enel Brasil.

 

Cláudio protagonizou um forte discurso relembrando as outras edições e exaltando a riqueza do ‘feito à mão’. “Reunir grandes nomes em torno de um evento autoral, sem medo de exercer a criatividade, sem o menor pudor, foi assim que nasceu o Dragão Fashion”, destaca.

 

 

O início da programação foi marcado pelo DFB Summit, com a palestra do Senai Cetiqt sobre as “Macrotendências Inova Moda Digital — Outono/Inverno 25: Impermanência”, ministrada por Angélica Coelho e Rafael Lemos. A discussão explorou as tendências emergentes no mundo da moda, oferecendo uma visão profunda sobre o futuro do setor.

O DFB Summit também contou com a palestra “Beleza diversa com Vult”, do Grupo Boticário, focada em diversidade e inclusão, ministrada por Aline Melo e Virgínia Lima. Em seguida, Helen Gomes,  representando a V.Laundry, apresentou a palestra “Da fibra ao estilo — Como a indústria da moda pode ser sustentável”, explorando a sustentabilidade na moda desde a produção das fibras até o produto final.

 

A programação dos desfiles começou com o renomado Concurso dos Novos, apresentando criações de estudantes do Senai Moda RN, UDESC Univ. Est. Santa Catarina e UFC. O desfile 100% CE, assinado pelo idealizador do evento, Cláudio Silveira, seguiu destacando talentos locais feitos à mão, com peças marcantes. Em seguida, Almir França apresentou sua coleção. Após ele, Almerinda Maria apresentou toda a sua originalidade. Marina Bitu encerrou a noite de desfiles. Cada apresentação trouxe criatividade e inovação, celebrando a diversidade e a originalidade da moda autoral.

 

O encerramento do primeiro dia ficou por conta de Silvero Pereira, que subiu ao palco visando proporcionar um show vibrante.

 

 

O evento é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Com apoio cultural da ENEL (@enelbrasil), mídia partner TV Verdes Mares, realização da Associação Artesanias do Ceará e Empório Lokar. Apoio institucional da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, @secretariadoturismodefortaleza, e Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) @secultceara, nos termos da Lei 13.811, de 16 de agosto de 2006.