As diretoras do Kurotel, dra Mariela e sua irmã Rochele Silveira, estiverem em Israel fazendo uma imersão em instituições que trabalham na área de inovação em medicina. A intenção foi conhecer o que o país tem de mais avançado nesta área para trazer novas tecnologias para o Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-estar, que fica em Gramado, onde elas são sócias.
Israel , cujas pesquisas têm contribuído para avanços na área de genética, medicina, agricultura, tecnologia, etc, é um país localizado no Oriente Médio, menor do que estado de Sergipe em área territorial, em constante conflito, escassez de recursos naturais, e mesmo assim está na lista dos países mais inovadores. Ele consegue colocar ideias em prática e tem o maior número de startups do mundo, a ponto de ser chamado de “startup nation”. São cerca de 6 mil startups que surgem por ano, sendo que 4% delas se estabelecem no mercado, o dobro da média mundial.
A viagem também incluiu conversas na Embaixada do Brasil em TelAviv sobre temas relacionados a Heath tech e colaboração entre os dois países.. Conheceram a Universidade de Herzliya e participaram de aula de inovação na área da saúde. A qualidade de pesquisa acadêmica de universidades e instituições de pesquisa cientifica são reconhecidas no mundo. Em visita ao hospital Sheba, o maior hospital do Oriente Médio, classificado na lista dos dez melhores hospitais do mundo, foi possível entender porque o país lidera as conquistas da ciência e da medicina, atuando com tecnologias de ponta e com grande abrangência em termos de especialidades e visão multidisciplinar do atendimento à saúde, revolucionando o serviço médico na região.
Sheba BEYOND tem mais de 100 clínicas virtuais e centenas de terapeutas em diversas áreas, realizando centenas de sessões virtuais todos os dias. Durante o período da Pandemia, médicos de lá forneceram cerca de 50 mil consultas a pacientes no mundo todo. As instalações de saúde israelenses são modernas e estão abertas para adotar novas tecnologias e procedimentos eficazes em termos de custos, em curto espaço de tempo, como a telemedicina, inteligência artificial, etc.
O Peres Center, localizado em Jaffa , fundada pelo Prêmio Nobel da Paz e ex- presidente de Israel Shimon Peres prova que não há limites nem barreiras para a inovação. A inovação permite que pessoas de diversas crenças – Judeus, Muçulmanos ou Cristãos – se engajem da mesma forma na ciência e na tecnologia. Lá é possível imaginar o futuro da medicina por meio de descobertas e demonstrações de startup selecionadas em áreas de ponta.
As Diretoras retornaram ao Kurotel muito entusiasmadas com tudo o que viram já que uma das premissas de lá, desde 1982, é a constante inovação. “Queremos proporcionar aos nossos clientes os melhores recursos para que possam ter mais saúde e mais vida e voltamos desta imersão do futuro da saúde carregadas de informações e a certeza de que tecnologia e olhar humanizado andam cada vez mais juntos, ou seja, “health tech and human touch”, afirmou Rochele Silveira.