Como parte da programação da ITB, a maior feira de turismo do mundo, o Centro de Turismo Alemão – DZT promoverá em Berlim, em 11 de março, a quinta edição do Dia do Turismo Acessível em cooperação com a associação “Turismo Para Todos”. Entre os temas-chave em pauta, a diretora do DZT para a América do Sul, Margaret Grantham, destaca: “Abordagens Práticas Para o Turismo Acessível no Turismo Urbano e Cultural” e “Abordagens Práticas ao Longo da Cadeia de Serviços”.
Margaret ressalta que o evento também é uma oportunidade para se discutir o que a Alemanha já conseguiu implementar na questão do turismo acessível, avaliar os progressos e os próximos desafios.
Para tornar a Alemanha acessível a todos, uma série de projetos foram iniciados nos últimos anos. Inúmeras empresas de turismo, incluindo operadores de transporte público, o setor hoteleiro, restaurantes, cafés, instituições culturais, recreativas e desportivas, bem como as organizações regionais de turismo, desenvolveram e implementaram iniciativas de carácter prático que abriram todos os aspectos da Alemanha para todos.
Exemplo disso é Frankfurt, centro financeiro e cultural e também pioneiro em turismo acessível. O tour guiado ‘Sentindo Frankfurt’ mostra a metrópole com diversos objetos palpáveis, gostos e anedotas. Quase todos os tours a pé são feitos sem o uso de escadas. Além disso, no Museu do Diálogo não há nada para ver. Guiado por pessoas cegas da “Equipe da Escuridão”, os visitantes percorrem seis salas experimentais durante o tour “Diálogo no Escuro”, descobrindo o invisível.
Em Stuttgart, o Museu da Mercedes-Benz é equipado com rampas e pisos antiderrapantes e oferece uma jornada pela história do automóvel com vídeos em linguagem de sinais. O espaço já recebeu o prêmio “Golden Wheelchair” por esta iniciativa.
De plataformas com pisos táteis para trilhas no meio das florestas, visitas guiadas com linguagem de sinais até hotéis antialérgicos, na Alemanha tudo é idealizado em nome do conforto e bem-estar par, literalmente, umas férias sem barreiras.
No Brasil, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número estimado de pessoas com algum tipo de deficiência é de 45,6 milhões, o que representa 23,9% da população. A maioria viaja com pelo menos um acompanhante, mas também há muitas famílias que procuram este tipo de viagem com até quatro pessoas.
Mais informações sobre o evento ou sobre o turismo sem barreiras na Alemanha podem ser encontradas em www.germany.travel/barrierefrei.