A Coteminas – líder nacional no segmento de cama, mesa e banho – acaba de lançar um projeto inédito e inovador para conscientizar, monitorar e auxiliar no tratamento de distúrbios do sono. A nova unidade da empresa Persono, transforma o high-touch em high-tech ao propor um olhar científico para a saúde e para a qualidade do sono dos brasileiros.

Josué Alencar foto divulgação

Segundo Josué Alencar, presidente da Springs Global, e diretor da Coteminas, responsável pela unidade Persono, “a privação do sono é uma pandemia silenciosa que se agravou ainda mais neste ano de 2020, com o Coronavírus. É extremamente importante que as pessoas tenham consciência de que o sono adequado é o melhor remédio para muitos problemas de saúde”.

Dados da Associação Mundial de Medicina do Sono (WASM), atual World Sleep Society, revelam que “os problemas de sono constituem uma epidemia global que ameaça a saúde e a qualidade de vida de mais de 45% da população mundial.” Infelizmente, o problema de privação de sono é ainda mais grave no Brasil: levantamento de 2016 publicado na revista Science Advanced mostra que somos um dos povos que menos dorme no planeta, só ficando atrás dos japoneses e dos habitantes de Singapura. E isso, certamente tem impactos diretos em diversos aspectos da saúde desses povos e até mesmo das economias de suas nações.


Com o propósito de melhorar a vida das pessoas a partir de um dormir de maior qualidade, a unidade Persono atuará em 3 frentes: conscientização sobre a importância do sono; coleta de dados de monitoramento com diagnóstico e acesso a produtos e serviços para dormir melhor.

As primeiras entregas começam com o pilar da conscientização, tendo por objetivo levar embasamento científico sobre a importância do tema e suas consequências para a saúde. Com o apoio de especialistas em medicina do sono, a marca já lançou webinars, newsletters e um blog dedicado ao tema. E ainda promoverá pesquisas, podcasts e até uma série documental, já em produção, para exibição em TV e canais de streaming.


Toda a programação e implantação do Persono será compartilhada com o público, com a classe médica e profissionais do mercado do sono através de canais próprios, como o canal no YouTube e o blog Persono.