Depois de cinco edições com mais de 20 mil visitantes, os Vinhos do Alentejo estão de volta ao Brasil para o evento Vinhos de Portugal. A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), organismo que certifica e promove os Vinhos do Alentejo, confirma presença no evento que acontece entre os dias 31 de maio e 2 de junho, no CasaShopping, na Barra da Tijuca.

Durante os três dias de evento, o público presente terá acesso a tasting e palestras sobre os vinhos locais, além de conferir as novidades que vieram diretamente da região centro-sul da Portugal para o mercado brasileiro
Além disso, durante a sexta edição na cidade maravilhosa, o público presente terá a oportunidade de conhecer jornalistas e produtores Portugueses, que poderão tirar dúvidas sobre os vinhos da região para o público presente. Ao todo 19 vinícolas alentejanas apresentarão aos cariocas alguns dos seus mais consagrados rótulos na mostra. Para esta temporada já estão confirmadas a presença das seguintes vinícolas:

Casa Santa Vitória, Bacalhôa Vinhos de Portugal, Casa Agrícola HMR, Casa Relvas, Cortes de Cima, Coteis – Produção e Com. Agro-Alimentar, Encostas de Alqueva Comercial, Enoforum, Esporão Vendas e Marketing, Fundação Eugénio de Almeida, Herdade da Malhadinha Nova, José Maria da Fonseca Vinhos Vinhos, Julio Tassara Bastos, J Portugal Ramos Wines & Spirits, Monte da Comenda Agroturismo, Quinta da Plansel, Quinta das Arcas, Sogrape Vinhos S.A, Tapada do Chaves Sociedade Agrícola.

A tradição vinícola da região do Alentejo está cada vez mais nas graças da população brasileira: segundo dados da CVRA, nos últimos 5 anos, as importações aumentaram em mais de 20%. “Notamos um crescente interesse do Brasil pelos vinhos do Alentejo. Nosso objetivo é reforçar a notoriedade dos vinhos alentejanos no País, que ocupa a segunda posição no ranking de exportações de vinho, e trazer o melhor da região alentejana para a mesa dos brasileiros”, afirma Maria Amélia Vaz da Silva, do departamento de Marketing da CVRA.

A região do Alentejo é líder do mercado português de vinhos – detém 37% em volume e 40% em termos de valor –, segundo dados referentes a 2018 da AC Nielsen. E o Brasil é o principal mercado importador dos vinhos alentejanos no mundo, com 3,6 milhões de litros por ano.