A Embraer e o Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação (IGTI) acabam de lançar um programa para pessoas com deficiência que queiram ingressar ou se especializar na área de tecnologia da informação (BI e Análise de Dados). Ao todo, são 300 bolsas de estudo 100% online e gratuitas. Além da qualificação profissional que aumenta as oportunidades no mercado de trabalho, cerca de 50 alunos serão selecionados ao término do curso para atuar de forma 100% remota em diversas áreas da fabricante brasileira de aeronaves. Podem se inscrever pessoas acima de 18 anos, de todo o Brasil, que tenham ensino médio completo. As inscrições estão abertas até o dia 10 de setembro, pelo site https://www.igti.com.br/bootcamp/embraer-socialtech .
O Bootcamp SocialTech Embraer tem o objetivo de desenvolver talentos de forma criativa e diversa e promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado. O curso dura dois meses e é dividido em 4 módulos e 148 horas/aula no total, num formato hands-on em que o aluno é protagonista da sua jornada educativa.
No curso intensivo, o aluno selecionado irá aprender a utilizar, na prática, a estatística e a mineração de dados para aplicação em projetos de Business Intelligence e implementar uma gestão orientada por indicadores e por dados, mesmo não sendo especialista em TI. Não é necessário conhecimento prévio e serão trabalhadas as principais ferramentas do mercado, como Tableau, Pentaho, Qlikview (Sense) e Power BI.
A Embraer busca com essa parceria a formação de pessoas com deficiência qualificadas em análise de dados para atuar profissionalmente, independentemente de classe social ou gênero. O bootcamp foi desenvolvido para oferecer todo suporte necessário aos alunos para que elas foquem exclusivamente no aprendizado.
“A demanda por profissionais qualificados na área de tecnologia é crescente no mercado de trabalho global, com excelentes oportunidades de carreira, mas que muitas vezes não estão ao alcance de grupos minorizados. Com o Social Tech, esperamos contribuir para eliminar essas barreiras sociais e econômicas”, disse Carlos Alberto Griner, vice-presidente de Pessoas, ESG e Comunicação da Embraer.
Já o CEO do IGTI, Vinicius Bozzi, reforça o compromisso da instituição em oferecer educação em TI de qualidade e acessível a todos. “Estamos muito felizes em oferecer essa formação gratuita em análise de dados, em parceria com a Embraer, para inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho de TI. Um dos passos para a inclusão é a criação de oportunidades e a qualificação. E a Embraer vai oferecer isso neste bootcamp que preparamos”, finaliza Bozzi.