A Emirates, a maior companhia aérea internacional do mundo, anunciou hoje que vai investir 200 milhões de dólares para financiar projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com foco na redução do impacto dos combustíveis fósseis na aviação comercial. Este é o maior compromisso de uma companhia aérea com a sustentabilidade, usando recursos que serão desembolsados ao longo de três anos. A Emirates vai identificar parcerias com organizações líderes que trabalham em soluções de tecnologias avançadas de combustível e energia.
Segundo Tim Clark, presidente da Emirates Airline “Reservamos 200 milhões de dólares para investir em soluções avançadas de combustível e energia para a aviação, área em que as companhias aéreas enfrentam atualmente o maior obstáculo para reduzir seu impacto ambiental. Analisamos com atenção a realidade de tecnologia de motores e aeronaves comerciais, cadeia de suprimentos de combustível e os requisitos regulatórios e de ecossistema do nosso setor. Está claro que, com as alternativas de redução de emissões disponíveis atualmente para as companhias aéreas, o nosso setor não conseguirá atingir as metas de zero emissão líquida no prazo definido.Acreditamos que o nosso setor precisa de soluções melhores; é por isso que buscamos parcerias com organizações líderes em P&D. Nosso objetivo é contribuir significativamente para soluções práticas de sustentabilidade de longo prazo para a aviação comercial. Até que soluções viáveis possam ser encontradas, a Emirates continuará adotando práticas ambientalmente responsáveis em todos os seus negócios, incluindo o uso de SAF sempre que possível, garantindo operações de frota eficientes e introduzindo aeronaves modernas em sua frota. Nosso fundo de 200 milhões de dólares é destinado a P&D, e não a custos operacionais, como a compra de SAF ou compensações de carbono para atender às regulamentações — atividades que consideramos negócios comuns.”disse
O Grupo de Direção Executiva de Sustentabilidade Ambiental da Emirates (Environmental Sustainability Executive Steering Group) vai supervisionar os desembolsos do fundo com o apoio de especialistas técnicos.A política e estratégia ambiental da Emirates concentra suas atividades em três áreas: redução de emissões, consumo responsável e conservação da vida selvagem e habitats.
Em janeiro, a Emirates concluiu com sucesso o primeiro voo de demonstração com 100% SAF em parceria com a Boeing e a GE. Desde seu primeiro voo com SAF em 2017, a companhia aérea continua participando ativamente do mercado de SAF e buscando oportunidades em sua rede para usar o SAF sempre que possível. No entanto, o SAF de base biológica, atualmente o único tipo de SAF disponível comercialmente, tem oferta extremamente limitada. A IATA estima que o suprimento anual mundial de SAF atende a menos de 0,1% das necessidades das companhias aéreas.
A Emirates participa de uma série de grupos de trabalho do setor e engajamentos com grupos relacionados ao combustível sustentável de aviação. Nos últimos meses, a companhia aérea contribuiu para o desenvolvimento do plano de combustíveis power-to-liquid (PtL) dos Emirados Árabes Unidos, lançado em julho de 2022 e preparado pelo Ministério de Energia e Infraestrutura e Fórum Econômico Mundial, e o Roteiro Nacional de Combustível Sustentável da Aviação dos Emirados Árabes Unidos, lançado em janeiro de 2023 pelo Ministério de Energia e Infraestrutura. O investimento em uma frota de aeronaves jovem e moderna continua seu maior compromisso para reduzir suas emissões. A companhia aérea tem atualmente 200 aeronaves de fuselagem larga Airbus e Boeing encomendadas, incluindo aeronaves A350 e 777X.
A companhia aérea tem um programa abrangente de eficiência de combustível que analisa e implementa ativamente maneiras de reduzir a queima e as emissões desnecessárias de combustível, sempre que for operacionalmente viável. Algumas das iniciativas mais significativas do programa incluem:
Operação de “flex tracks” ou rotas flexíveis, estabelecendo parcerias com provedores de serviços de navegação aérea para criar o plano de voo mais eficiente para cada voo, aproveitando os ventos de cauda naturais, evitando ventos contrários e sistemas climáticos. Este trabalho está em andamento desde 2003, e a Emirates também tem trabalhado com a IATA para estender esse sistema de rotas em todo o mundo como um procedimento operacional padrão sempre que possível.
Introdução de práticas de eficiência de combustível enquanto a aeronave está no solo, como o uso de unidades de potência em solo no lugar da Unidade de Potência Auxiliar (APU, na sigla em inglês) da aeronave e desligar um ou dois motores durante o taxiamento após o pouso.
A Emirates também investe em iniciativas de energia renovável, incluindo a instalação de painéis solares para alimentar alguns de seus prédios operacionais em Dubai e o uso de veículos elétricos tanto aéreos quanto terrestres.