A Épice, uma das mais tradicionais e reputadas importadoras de vinhos do Brasil, é a atual representante para o mercado brasileiro das marcas Mateus, Silk & Spice e Grão Vasco, que pertencem à Sogrape, empresa familiar de vinhos líder em Portugal e com forte presença internacional, exportando para mais de 120 países do mundo. “Tivemos um resultado surpreendente neste primeiro ano de trabalho, de forma orgânica, o que revela a força dessas marcas entre os consumidores de vinhos do nosso país”, comentou Luli Dias, sócio da Épice.
Em visita ao Brasil, Fernando da Cunha Guedes, Presidente da Sogrape e membro da terceira geração da família no comando da empresa, recebe clientes e formadores de opinião, em São Paulo, para reforçar o propósito da empresa: “Trazer Amizade e Felicidade a todos aqueles com quem nos relacionamos através dos nossos grandes vinhos”.
A Épice é a responsável pela distribuição e promoção no Brasil de marcas históricas da Sogrape. A começar por Mateus Rosé, o primeiro vinho lançado pela empresa, em 1942, mesmo ano de sua fundação, e que em 1944 já era exportado para o Brasil, marcando a internacionalização da Sogrape. Frutado, leve, pétillant e fácil de gostar, Mateus representou uma grande inovação na época pelo estilo irreverente e pela garrafa icônica na forma de um cantil.
Ao longo das décadas, a linha Mateus cresceu e se modernizou. Atualmente, conta com uma identidade clean e, além da versão original, oferece as opções de vinho branco, espumante rosé brut e dry selection rosé. A Sogrape também lançou uma versão em garrafinha de 187ml para ser bebericada de canudinho, que tem feito muito sucesso, e uma linha em comemoração aos 80 anos da marca, em garrafas temáticas que remetem a estilos musicais: samba, jazz e hip-hop.
Já em termos de novas marcas, Silk & Spice é a grande aposta da Sogrape na atualidade. Sua identidade é inspirada na Rota da Seda e das Especiarias, desbravada pelos navegadores portugueses durante a Era dos Descobrimentos. Dois rótulos já estão disponíveis no Brasil: Silk & Spice Red Blend e Silk & Spice White Blend, são vinhos intensos, “criados para descobrir”, como diz o slogan. Consistem em blends perfeitos, elaborados a partir de castas autóctones cultivadas nas principais regiões portuguesas, e frequentemente classificados como “best buy” pela crítica especializada. Uma aventura capitaneada por Diogo Sepúlveda, diretor de enologia de Silk & Spice, Mateus, Vinhos Verdes e Dão.