Neste Réveillon, o Rio de Janeiro terá uma grande novidade em sua programação: uma projeção mapeada no Cristo Redentor, na noite de 31 de dezembro. Com patrocínio da Epson, em parceria com o Projeta Rio, o histórico monumento receberá uma face humanizada e mandará uma mensagem de paz na linguagem de sinais (Libras). Entretanto, como é possível “dar vida” ao Cristo?
“Para esta projeção mapeada, utilizaremos, simultaneamente, seis projetores do modelo mais potente da Epson, o Pro L25000U. Cada um desses equipamentos tem 25.000 lumens e tecnologia 3LCD de três chips, sendo capazes de produzir uma qualidade superior a Full HD. Com o posicionamento estratégico e a tecnologia a laser, temos convicção da realização de um grande espetáculo”, afirmou Gabriel Gonçalves, gerente de negócios da Epson.
Pela primeira vez, o Cristo Redentor terá imagens projetadas tanto em sua parte frontal quanto na posterior. Um dos pontos altos será uma rotação ilusória de 180º da estátua, em que o Cristo se voltará para os bairros da cidade que ficam às suas costas e emitirá uma mensagem de paz em linguagem de sinais (Libras) por meio das técnicas de videomapping. As projeções poderão ser vistas a partir dos bairros próximos à Floresta da Tijuca e serão transmitidas em um telão na praia de Copacabana.
“A tecnologia de projeção mapeada permite criar diversos tipos de efeitos visuais. Nosso objetivo é fazer algo da grandiosidade que uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno merece. Cariocas e turistas que estiverem na cidade durante as celebrações do Réveillon poderão presenciar a magnitude deste projeto. Até mesmo aqueles que acompanharem pela televisão serão impactados com os efeitos visuais causados pelos projetores”, completou Gabriel Gonçalves.
Em janeiro deste ano, a Epson realizou uma projeção mapeada desenvolvida pelo Estúdio Preto e Branco na fachada do Belmond Copacabana Palace como parte do Prêmio Mapping Challenge América Latina. Com o tema “Rio de Janeiro: Cidade Maravilhosa”, a ação celebrou os principais pontos turísticos da cidade, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, e destacou também a diversidade cultural existente no Rio de Janeiro. Naquela ocasião, foram utilizados oito projetores Epson Laser Pro L25000U, resultando em um Jacaré de Ouro do Prêmio Caio na categoria de Soluções Inovadoras e Novas Tecnologias.
“A Epson tem realizado investimentos que vão além do mercado de impressão. Enxergamos a tecnologia de projeção mapeada como um meio efetivo de realizar projetos que gerem impacto na sociedade. Este recurso pode ser utilizado por diferentes segmentos de mercado quando elaborado de maneira criativa. Não há limites de setores para a projeção mapeada”, encerrou Eduardo Valentin Gonçalves, head de marketing da Epson.