No dia 29 de setembro, no Espaço Armazém, localizado no histórico bairro de Jaraguá, em Maceió , dez jovens revelações entre estilistas alagoanos selecionados pelo Renda-se – I Mostra de Moda Alagoana, etapa 2021 –que este ano homenageia a saudosa designer Vera Arruda , eles prometem mergulhar no universo criativo da estilista para que dele extraiam inspiração para a criação das coleções que desfilarão na passarela do projeto . O evento contará com a participação de Maria João, sua filha e herdeira e de João Luiz Araújo, atualmente morando em salvador
Nome marcante na moda do Brasil, a estilista alagoana, Vera Arruda, falecida em 2004, no auge da sua carreira, conseguiu impor seu estilo alegre e colorido num universo com preponderância monocromática e traços sóbrios. Revelada para o Brasil no Phytoervas de 1998, precursor das semanas de moda no País. a estilista arrancou aplausos calorosos com a coleção ‘A Estrela do Brasil Brilha’.
Vera trazia o Nordeste profundo para as passarelas, capas de revista e looks de celebridades. Sua arte peculiar e lúdica utilizava fartamente chitas, bordados, miçangas, pedrarias, crochê e o filé alagoano.
Segundo Fábio Elias, responsável pela área de patrocínios do Magazine Luiza (que financia o projeto por meio da Lei de Incentivo à Cultura), “Incentivar o Renda-se é mostrar ao mundo que a mudança é possível. O Renda-se criou conexões, é um projeto transformador, que motiva e apoia iniciativas que oxigenam o artesanato regional, o saber cultural, incentivando uma nova geração de valores, reunindo pluralidade, sustentabilidade e inovação. Renda-se é um marco na história da construção da moda alagoana. Mais do que isso, um ponto de referência para toda a cadeia produtiva, unindo rendeiras, estilistas, estudantes de moda, perpetuação do saber cultural quando falamos da renda filé.”
Para a produtora cultural Mirna Porto “Teremos o resgate da verdadeira brasilidade: a leveza; a liberdade diante da diversidade. A verdadeira inclusão. Teremos uma passarela e divulgação maior. E o histórico bairro de Jaraguá como paisagem na cenografia. Tudo com um tema único: Vera Arruda.”