A Socialbakers, plataforma líder global em soluções para otimização de performance corporativa em redes sociais, revela em novo estudo que o Instagram ampliou sua liderança sobre o Facebook durante a pandemia, com uma audiência global 28% maior, em comparação com apenas uma ligeira vantagem no final do ano passado.
O total de interações no Instagram foi ainda quase 16 vezes maior do que no Facebook, que por sua vez viu seu engajamento crescer consideravelmente no último trimestre com o maior número de pessoas em casa em razão da pandemia. As marcas, no entanto, ainda publicaram mais conteúdo no Facebook. Olhando para ambas plataformas, quase 60% de todas as postagens de marca dos 50 maiores perfis foram publicados no Facebook.
Para Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers no Brasil, “O Instagram é cada vez mais o lugar certo para as empresas se mostrarem de maneira criativa, estimular engajamento e aumentar o reconhecimento da marca. Enquanto isso, o Facebook continua sendo a melhor opção para alcançar segmentos específicos do público e transformar leads em clientes”, afirma sil.
Por aqui, os principais perfis de grandes marcas estão dividindo seu conteúdo entre o Facebook e o Instagram, mas estão vendo significativamente mais interações no Instagram. Já o tamanho da audiência para esses perfis permanece menor que no Facebook.
As principais marcas publicaram mais postagens no Facebook, mas o engajamento nessas postagens não atingiram os números alcançados no Instagram. Conclusões do novo relatório Social Media Trends Report Q1 2020 da Socialbakers foram feitas com base nos 50 maiores perfis de marcas do mundo e no Brasil, entre janeiro e março de 2020.
“Durante a pandemia, vimos o quão importante a mídia social se tornou e como é um local ideal para os consumidores descobrirem conteúdos. As pessoas estão gastando mais tempo nas redes sociais e as pessoas querem sentir que suas marcas preferidas estão se envolvendo para ajudar nesse período de crise”, afirma Alexandra.
Metodologia do relatório
Os Social Media Trends Reports refletem o banco de dados da Socialbakers no início do trimestre seguinte ao trimestre do relatório. Os dados são extraídos uma vez e não são atualizados entre as liberações.