A Associação Objeto Brasil, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo e a Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal, via Proac Lab Expresso – Lei Aldir Blanc, realizarão amanhã, dia  15 de dezembro, em um evento  gratuito, e  veiculado digitalmente em plataformas de streaming, o projeto Design | Essência  da Economia , cuja  iniciativa  tem por objetivo evidenciar a importância do Design, como pilar e instrumento essencial nos diversos setores da Economia Criativa.

A Economia Criativa trata da força econômica do intangível, ou em outras palavras, a forma como alguma coisa tão etérea como uma ideia pode se transformar em capital intelectual, gerando riqueza, negócios e transformando o mundo. Em termos globais, segundo a UNCTAD – Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento, a Economia Criativa é responsável por 10% do PIB. Em termos nacionais, segundo estimativas da FIRJAN de 2017,  representou 2,6% do PIB, o que equivaleria a um montante de R$ 171,5 bilhões de reais e um contingente superior a 830 mil trabalhadores no mercado formal.

 

Diante da representatividade do novo conceito, o projeto se propõe a realizar ações e compartilhar conteúdo de sensibilização, inspirados na Classificação dos Setores da Indústria Criativa,  modelo elaborado pela UNCTAD–UNESCO. A classificação está dividida em 4 grandes eixos, a saber: Artes, Mídia, Patrimônio e Criações Culturais e Funcionais.

 

A programação incluirá várias ativações, a começar por lives, encontros virtuais com renomados profissionais e empresários do universo do Design e de diversas modalidades da Economia Criativa, como também da Exposição Digital Serão disponibilizados digitalmente os livros “O Negócio do Design”, “Um olhar sobre o design brasileiro” e “Um novo olhar sobre o design brasileiro”, assinados por Joice Joppert Leal, curadora à frente da Associação Objeto Brasil.

 

Para a realização das quatro lives, nas quais serão abordadas as categorias classificadas, foram convidados os criativos Cris Paola, Flávio Santana, Gabriela de Matos, Gina Paladino, Guilherme Castellini, Guinter Parschalk, Guto Lacaz, Joaquim Redig, Letícia Sabino, Maria Fernanda Paes de Barros, Maria Elisa Gomes, Marina Lutfi, Ricardo Leite e Victor Megido. Os encontros virtuais serão mediados por Joice Joppert Leal, curadora à frente do projeto, e Elisabete Castanheira, coordenadora de pesquisa e assistente da curadoria.