A atividade física como uma ferramenta da saúde física e mental já é um consenso. Um estudo divulgado pelo New York Times sobre um grupo de pesquisadores da Universidade de Michigan, no The Journal of Happiness Studies, nos Estados Unidos, reforça isso ao comprovar que pessoas que malham uma vez por semana, ou por apenas 10 minutos por dia, tendem a ser mais alegres do que aquelas que não praticam qualquer exercício.
A lista dos benefícios de prática de atividade física é bem extensa, passando desde a melhora do metabolismo, ganhos para a saúde cardiovascular e até a liberação de alguns neurotransmissores de forma mais eficiente, o que influencia na regulação do humor. A Organização Mundial de Saúde (OMS) lembra que os exercícios às vezes necessitam de ajustes por alguma questão de saúde específica. Gestantes, puérperas e pessoas com eventos cardíacos podem precisar de precauções extras. Por isso, é bom passar por uma avaliação médica antes.
Uma alimentação saudável e equilibrada, sem excesso ou carência de nutrientes, é uma das principais aliadas do exercício físico. Isso porque a boa alimentação contribui também para a sua imunidade, que pode ajudar a prevenir gripes, resfriados e outras doenças indesejadas que atrapalham a rotina de atividade física. O uso de probióticos, que são microrganismos vivos (bactérias boas) que, quando ingeridos em quantidades adequadas, trazem benefícios à saúde do indivíduo e podem contribuir com o sistema imunológico. Os mesmos atuam na microbiota, conhecida também como flora intestinal, e é como uma segunda impressão digital do ser humano: totalmente única. A microbiota intestinal molda as respostas imunes promovendo a tolerância imunológica aos antígenos alimentares e comensais no estado de equilíbrio. Este processo é orquestrado por uma rede complexa de células microbianas e humanas e mediadores moleculares.
Para ajudar na motivação no início ou na retomada da rotina de exercícios físicos, a marca de probióticos Culturelle lista algumas dicas. Confira!
Nem só de musculação e esteira são feitos os exercícios físicos. Outras atividades conseguem gerar o desenvolvimento físico e a melhora da saúde. Quando conseguimos uma prática prazerosa, o estímulo para seguir é maior. Experimente modalidades novas, como dança, yoga, hidroginástica, natação, pilates e treino funcional.
Sabe aquele dia em que a motivação é menor? Ter uma companhia para se exercitar e que leve a sério esse objetivo pode fazer a diferença e servir de impulso. Chame uma amiga, o parceiro, a parceira, um colega de trabalho para treinar junto, definindo dias e
Se por alguma razão não for possível ir à academia, parque ou estúdio de treinamento, treinar em casa pode ser uma boa opção para não interromper a rotina. Plataformas já oferecem treinos on-line guiados por profissionais ou mesmo um vídeo no YouTube pode ser usado. Lembre-se