Na 11 bis rue Francois 1er, em Paris, ao lado de uma loja incrível de Dior, está a N’galeria Dior, uma exposição de luxo espalhada em 2.000 metros quadrados e 13 espaços conceituais que você não pode perder estando em Paris. Uma verdadeira homenagem a Christian Dior, este gênio da alta costura, concebida por Nathalie Crinière, curadora da Maison Dior.
O gênio Dior faleceu moço, ao 52 anos , de um infarto fulminante na estação termal de Montecatini Val di Cecina, na Itália. Seu atelier ficava na 30, Avenue Montaigne, na mesma rua do Plaza Athénée, hotel de luxo do Dorchester Collection.
Na sua trajetória de sucesso estilistas como Robert Piguet, conhecido como o príncipe da moda, Lucien Long e Pierre Balmain. Aos 42 anos lançou sua marca homônima, ficando conhecido pelo seu New Look, com a criação do seu “Tailleur Bar”, um casaquinho de seda bege bem acinturado, ajustado ao busto, com ombros naturais e ampla saia preta plissada quase na altura do tornozelo, acrescentando ao look, luvas, sapato de salto alto e chapéu.Entre suas criações , gravatas, meias, perfumes, echarpes, lenços, luvas, bijuterias, lingeries.Um verdadeiro império!
Dior vestiu mulheres famosas como Sofia Loren, Brigitte Bardot , Marlene Dietrich, Edith Piaf e a Princesa Grace de Mônaco.Algumas aparecem na exposição, em filmes vestidas com criações do estilista. Bolsas, perfumes, filmes, bijuterias, boné, fotos antigas em preto e branco , com os amigos Salvador Dalí, Christian Bérard e Jean Cocteau, capas de revistas. O rosa e o cinza estão presentes na suas coleções, porque o estilista morava em uma casa que tinha estas cores como principais. Ele era um amante de jardinagem, daí criações baseadas em flores. Sua escrivaninha de trabalho, também está presente.
A exposição acontece todos os dias, exceto às terças-feiras. A capacidade diária é limitada a cerca de 1.000 pessoas. Importante reservar online no site galeriedior.com. O ingresso custa 12 euros por pessoa
Vale a pena conferir!