Durante esta FIMEC 2020, Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes, que acontece de 10 a 12 março, em Novo Hamburgo/RS, a Fábrica Conceito, projeto realizado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Fenac S.A. e Coelho Assessoria Empresarial, que busca propor novos modelos para a produção de calçados e acessórios, cuja proposta é apresentar aos visitantes a aplicabilidade dos processos tecnológicos, logísticos e produtos expostos na feira a partir da fabricação de calçados em tempo real, traz nesta edição, em um espaço de 1.100 metros quadrados, números recordes :- seis linhas de produção, que respondem por 17 modelos de calçados – 16 femininos e um masculino.
Em sua 11ª edição, ela terá como parceiras Calçados Ramarim e o Grupo Arezzo.
A Escola do Calçado Senai participa com uma linha de produção de modelos desenvolvidos pelos alunos do curso de formação de técnicos de calçados. Entre as novidades, mostrará um sistema de transporte alternativo à esteira. No trilho de montagem a linha superior é independente da inferior e transporta com velocidades diferentes, o que permite fazer modelos diferentes ao mesmo tempo, sem perder produtividade. Os equipamentos principais são acoplados ao trilho e demandam menor número de colaboradores no processo de produção.
Segundo Paulo Model, responsável pela coordenação da fábrica, o gestor de da área de consultoria técnica do IBTeC, “Será a edição mais complexa do projeto”.disse; Com mais de 90 empresas participando, a Feira contará com um total de 50 operários e 40 alunos do Senai, que serão responsáveis pela produção de cerca de 3.500 pares, nos três dias da feira. O projeto usará 132 máquinas e equipamentos que proporcionam qualidade e alta produtividade, além de matérias-primas sustentáveis”.
Uma das inovações que a Fábrica vai apresentar é um equipamento que permite a automação da aplicação de adesivos na sola, através de um robô. O aplicador automático de adesivo é um sistema inteligente que reconhece o relevo da sola. A tecnologia diminui a necessidade de pessoas nas linhas de produção e proporciona alta qualidade e produtividade.
Outra novidade é a produção dos cabedais dos tênis de knit dentro do projeto. A tecnologia contribui para a agilidade do processo de produção e para zerar perdas com materiais. A máquina reproduz designs inovadores e tecimentos tridimensionais sem costuras. O equipamento tem um sistema único onde os designs podem ser criados e analisados utilizando simulações em 2D e 3D, com altíssima fidelidade, reduz a necessidade de amostras físicas, o que reduz o tempo do processo de desenvolvimento, custos de tecimento de amostras e ainda contribui para o aumento da qualidade de cada produto.