A Feira Abrin está  comemorando 40 edições entre  os dias 3 e 6 de março, no Expo Center Norte. São cerca de 1.300 lançamentos, muita novidade, tendências reveladas e visitação esperada acima da registrada ano passado, segundo o presidente da entidade, Synésio Costa. “As  variáveis conspiram a nosso favor no Brasil. Se em 2010 vendíamos cinco brinquedos per capita no Brasil, ano  passado subimos para 11 brinquedos”, explica.

 

O crescimento da indústria do brinquedo no País vem se mantendo nos últimos anos, com a seguinte variação: em 2020, registrou-se crescimento de 3,5% (R$ 7,5 bilhões); 2021 foi um ótimo ano com 14% a mais perante o ano anterior (R$ 8,6 bilhões); 2022 registrou 6% de crescimento (R$ 9,1 bilhões) e ano passado, 2023, o crescimento esteve na casa dos 3,81% (R$ 9,465 bilhões). Synésio Costa, presidente da ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes do Brinquedo, estima para 2024 um faturamento de mais 4%, em torno de R$ 9.8 bilhões.

De acordo com a estatística anual da ABRINQ, o número de empregos passou de 37.650 em 2022 para 40.131 no ano passado, que concentrou nos últimos cinco meses do ano 61% das vendas. A média de lançamentos da indústria, que vive de novidades, foi de 1.300 brinquedos, com variação de preço ao longo de 12 meses de 3,94.

 

O levantamento da entidade mostra que o segmento de brinquedos classificados como relações sociais  ocupou a primeira posição com 17% das vendas, seguido pelo desenvolvimento afetivo (15%), criatividade  (13%), empatado com o técnico (13%), e primeira idade (11%) Veículos lideraram (carrinhos, motos, pistas), com 16,9%, vindo depois os esportivos (patins, patinete, triciclo),  com 15%, jogos e bonecas ambos com 13,1 e reprodução do mundo real com 11,1%.  As vendas por estado mostram São Paulo com 37,6% do mercado, vindos depois Santa Catarina (7,8%), Minas Gerais (7,1%), Paraná (6,6%) e Rio de Janeiro (5,9%).

 

A programação da edição 2024 oferece um pacote completo de conteúdo, inovação, tecnologias e tendências de mercado, que se destaca pela diversidade de atividades:

Abrin Talks: Uma arena de conteúdo com especialistas compartilhando boas práticas, experiências e tendências. Este ano, o foco está sendo no passado, presente e futuro da indústria do brinquedo, explorando o mercado de Kidults e oferecendo ferramentas para preparar o setor para os desafios futuros.

Rodada de Negócios: Um espaço dedicado para unir compradores e fornecedores, promovendo  oportunidades de negócios e parcerias estratégicas. Em 2023 foram mais de 90 reuniões realizadas, entre mais de 15 empresas compradoras e 50 fornecedores.

Game Show: O retorno de um espaço interativo para lojistas experimentarem, na prática, como encantar clientes com jogos de tabuleiro.

Spielwarenmesse Trends: Uma experiência digital e imersiva, promovendo produtos e novidades da Spielwarenmesse de 2024, a maior feira internacional de brinquedos e jogos realizada em Nuremberg, Alemanha.

Exposição ABRIN 40: Um espaço comemorativo para celebrar e promover a história de parcerias,