No mês que acolhe o Dia Internacional do Cacau, comemorado em 26 de março, a Ferrero — empresa italiana especializada em chocolates e balas — publicou uma Carta e um Plano de Ação no qual fortalece a atuação em prol da cadeia produtiva cadeia do fruto, matéria-prima básica do chocolate. A divulgação reforça o compromisso da companhia com a estruturação de uma indústria justa para agricultores e meio ambiente, reafirmando o apoio de longa data da Ferrero à geração de renda de agricultores, com a proteção infantil, o desenvolvimento de comunidades e a promoção da agricultura sustentável.

A empresa iniciou seus esforços em prol da cadeia produtiva do cacau de origem responsável em 2005, juntando-se à World Cocoa Foundation e, posteriormente, à International Cocoa Initiative, duas ações internacionais que trabalham pela elaboração de um novo modelo de colaboração, que busca um futuro sustentável para os diversos agentes da cadeia.

 

Atualmente, a Ferrero obtém cacau 100% rastreável, por meio de padrões gerenciados independentemente e acompanhados por meio de parceria com instituições como a Rainforest Alliance, Fairtrade, entre outras tantas organizações. Como a empresa está adquirindo cacau quase inteiramente de grupos de agricultores acompanhados por estas instituições, a Ferrero vem também alcançando um importante desempenho tanto na rastreabilidade, quanto na visibilidade da cadeia de suprimentos. Atualmente, a cadeia de fornecimento de cacau da Ferrero é 96% rastreável, chegando até o nível dos produtores.

 

Ao publicar a Carta do Cacau, dá mais um passo em seu compromisso com a causa ambiental, assumindo a complexidade das questões atreladas à produção e reforçando que estas devem ser geridas por meio de parcerias com agricultores, indústria, comunidades. Com o documento, a Ferrero também reconhece a complexidade das questões da cadeia produtiva e reitera que estas devem ser geridas por meio de parcerias com agricultores, indústria, comunidades, ONGs e governos. Os compromissos definidos foram divididos em quatro pilares:

Meios de subsistência sustentáveis: fornecer apoio direto a agricultores para melhorar a produtividade, permitindo que estes possam diversificar suas rendas;

Direitos Humanos e Práticas Sociais: proteger os direitos das crianças nas comunidades produtoras de cacau;

Proteção Ambiental: apoiar agricultores na conversão de suas produções para que estas possam ser feitas a partir de sistemas agroflorestais;

Transparência: implementar a rastreabilidade da cadeia de suprimentos, promovendo avaliações de risco e divulgando progressos nesta área.

O Plano de Ação do Cacau descreve ainda como a empresa trabalhará para atingir essas metas. As iniciativas já implementadas incluem: Planos de Desenvolvimento Agrícola e Atividades para Geração de Renda, pagando prêmios em dinheiro aos agricultores, além do preço comercial, para permitir que produtores possam prosperar; Parcerias para implementar Sistemas de Proteção Infantil e Planos de Desenvolvimento Comunitário para combater o trabalho infantil; Trabalho em parceria com a Cocoa & Forests Initiative (CFI), que atua para acabar com o desmatamento no setor de cacau, estimulando a agricultura sustentável; Fortalecimento de parcerias com fornecedores e construção de uma plataforma que permita dar visibilidade a toda a cadeia de suprimentos da Ferrero.

Como parte do compromisso estabelecido, a cada ano, será publicado um relatório sobre os progressos realizados em relação ao plano de ação. Espera-se que o primeiro relatório sobre progresso desta iniciativa seja publicado já no segundo trimestre de 2022.

 

Para Marco Gonçalves, Chief Procurement & Hazelnut Company Officer da Ferrero, a Carta do Cacau e o Plano de Ação reforçam a ambição da Ferrero de ser uma força motriz por trás do setor, fazendo com que a produção crie valor para as pessoas e para o meio ambiente. “Por meio de nossa abordagem distinta de fornecimento, conhecemos os agricultores e as comunidades de onde adquirimos nossos insumos, e isso nos permite apoiá-los de maneira direcionada. Agora, estamos fortalecendo nossas atividades para trazer mudanças duradouras para o setor”, afirmou.

 

A Rainforest Alliance é um dos parceiros globais da Ferrero para fornecimento de cacau sustentável. Por meio do Programa de Certificação, além de reforçar a rastreabilidade do cacau, a organização apoia agricultores a seguirem práticas agrícolas mais sustentáveis que protegem as florestas, melhoram seus meios de subsistência, promovem os direitos humanos dos trabalhadores e os ajudam na mitigação e adaptação à crise climática. “As fazendas certificadas pela Rainforest Alliance são auditadas de acordo com rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos que visam proteger a biodiversidade e promover uma cultura de respeito pelos trabalhadores e comunidades locais’, comentou Giovanna Garcia, gerente de mercados da Rainforest Alliance Brasil.