Inspirado na tradição do Bloemencorso, um cortejo de carros alegóricos que acontece anualmente entre as cidades de Noordwijk e Haarlem, na Holanda, o Carnaflores de Holambra (interior de São Paulo) inclui, pelo sexto ano consecutivo nos festejos de Momo, um desfile de carros alegóricos decorados com arranjos florais criados por voluntários da cidade.
Segundo Geraldo Barendse, membro da Comissão Organizadora, este ano o desfile acontece na terça-feira (13) a partir das 14h, conta com cinco carros alegóricos decorados com cerca de 12 mil hastes e 20 mil vasos de flores e plantas ornamentais cultivadas pelos produtores de Holambra – cidade responsável por 45% do mercado floricultor brasileiro. “Nossa expectativa é que 10 mil pessoas assistam ao desfile em 2018”, estima Barendse.
O desfile acontece no início da Alameda Maurício de Nassau e segue até o moinho de vento em tamanho natural. Foram reservadas 10 mil hastes de flores para serem distribuídas ao público pelos 1.200 figurantes dos 30 blocos que acompanharão a parada.
A decoração dos carros será feita nas manhãs de segunda e terça-feira por dezenas de voluntários coordenados pelo artista floral Jan Willen, responsável pela exposição de arranjos florais da Expoflora. Para a realização do desfile, os organizadores – conhecidos como Grupo dos 11 – contaram com o apoio das duas cooperativas de Holambra, Veiling e Cooperflora, que doaram flores e plantas ornamentais para a produção dos carros alegóricos e para a distribuição de rosas ao público.