Hoje, em uma live, Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, Associação Interprofissional para a Promoção Internacional do Vinhos de Portugal,  e Carlos Cabral, consultor responsável pelo festival no Brasil, falaram  do Festival Vinhos de Portugal no Brasil , que  vai acontecer  de 23 a 25 de outubro de 2020. O evento conta com a participação da ABLAS-Associação Brasileira de Supermercados.

Frederico Falcão foto Tânia Müller

Em investimentos, estão previstos na ordem de mais de meio milhão de euros, O objetivo é  ampliar o consumo e conhecimento sobre os vinhos de Portugal .São mais  de mil rótulos de 14 regiões e mais de 250 tipos de uvas

foto Tânia Müller

 Segundo Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal  os enólogos portugueses combinam paixão e experiência e a rara mistura  de terroir, clima e castas, para produzir vinhos de cortes impecáveis “ Portugal é hoje o 10º melhor em área de vinho e o 11º  em termos de produção de vinho. O Brasil é o nosso maior mercado. Em relação ao vinho do Porto, o Brasil é o nosso 2ª maior mercado Portugal é um  dos poucos  países do mundo que tem toda sua área debaixo de regiões demarcadas .  Ou seja, toda sua área apta a produção do vinho. Temos vinhos díspares. Todos sabem que os vinhos verdes, são muito diferentes do Douro, são poucas centenas de quilômetros, o que dá uma diferença muito grande entre estas regiões, por isto temos mais de 250 castas, com uma grande diferença de terroirs .  Isto faz com que Portugal  é se autointitulado Um mundo de Diferenças  , pois em um pequeno país, conseguimos ter  diferentes climas, terrois e castas” disse

“O brasileiro tem buscado cepas que não conhece, novas regiões, localidades e perfis de vinhos. Portugal tem essa variedade para oferecer e é exatamente para atender a desejos dos brasileiros que estamos investindo na realização do Festival mesmo em um período tão atípico”, concluiu Frederico

foto Tânia Müller

O Brasil Continua a ser um dos principais mercados para os vinhos portugueses, mas a instabilidade política, económica e social tem impedido um melhor desempenho no Brasil. Desde 2016,  Portugal ocupa a 2ª posição no ranking  de importação de vinhos no Brasil. No 1º semestre de 2020 registrou crescimento de 16,8% em nosso mercado, com aumento de 17,2% em volume de 18,6%, em valor. E apesar de desafiador devido a pandemia, , os dados indicam um momento promissor para o setor supermercadista e, atenta a essa “nova demanda”,  a  ampla e inédita ação  do  Festival, será focada no varejo e a entidade que representa os vinhos portugueses estabeleceu uma parceria com a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, que irá ativar seus 96 mil estabelecimentos associados, para, no período, ampliarem a oferta de vinhos portugueses em suas prateleiras.

Para Marcio Milan, superintendente da ABRAS. “O vinho agrega uma imagem positiva ao supermercado, é um diferencial. Ele tem alto valor agregado, o que é um fator positivo no faturamento”. resume


Carlos Cabral, um dos maiores especialistas em Vinho do Porto do mundo. foto Tânia Müller

Segundo Cabral, hoje o setor supermercados representa quase 70% das vendas das vendas de vinhos  no país, sendo responsável em 2019, por 31% da importação e venda de vendas de vinhos portugueses no Brasil . “É um segmento que a cada dia está mais presente no cotidiano  do consumidor, principalmente   enófilos, que aprendem  adquirindo vinhos em promoção, e com o tempo vão exigindo novos rótulos, mais elaborados, com mais prestígios e mais caros.  O vinho traz uma imagem positiva ao supermercado, com alto valor agregado, é um fator positivo  no faturamento, sendo ideal para vendas casadas  com queijos, pães e frios

Os supermercados  que participarão  do festival, vão contar com materiais exclusivos para os espaços reservados  aos vinhos portugueses que participam do evento., sendo que os profissionais receberão treinamento sobre os vinhos , sem custos  ” Quem vier terá mais sucesso de quem não vier” concluiu Cabral