A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por meio do seu Departamento da Indústria da Construção (Deconcic), realiza na quinta-feira (10/3) o seminário internacional sobre BIM – Building Information Modeling, ou Modelagem de Informação da Construção, a partir das 14h, na sede da entidade.
O evento contará com especialistas franceses e brasileiros que apresentarão a experiência do BIM e a influência das ferramentas digitais no processo de evolução do mercado da construção civil. Na ocasião, será realizada a assinatura de um Memorando de Entendimentos entre o Senai-SP e a universidade francesa École des Ponts Paristech referente à parceria nas áreas de inovação e de formação, como a oferta futura de um MBA em Bim no Brasil, por exemplo.
A plataforma BIM vem impactando o andamento de construções por melhorar a compreensão e planejamento das atividades em fases anteriores à obra, evitando erros e desperdícios. Um estudo realizado pela editora McGraw Hill mostra que em São Paulo a interferência entre uma viga e uma tubulação hidráulica, evitada pelo potencial do BIM, poupa cerca de R$ 3.000.
Hoje, algumas construtoras já adotaram 100% a utilização do BIM e a tendência é que cada vez mais companhias sigam este caminho, incluindo empresas de pequeno e médio portes. O seminário vai abordar que, apesar da economia desaquecida, o setor exige investimentos certeiros para a continuidade e competitividade dos negócios.