Promoção da inclusão, com respeito à diversidade foi o mote do Programa LuZ, que promoveu qualificação profissional para mulheres cisgênero e transgênero, na Baixada Fluminense. Com a primeira turma, o projeto social formou nesta segunda-feira (6/2), profissionais capacitadas a atuarem como Assistentes de Produção Industrial. A iniciativa, realizada pela Firjan SENAI SESI Nova Iguaçu, em conjunto com a Divisão de Projetos Integrados em Responsabilidade Social da Firjan e a Lubrizol, teve como foco o desenvolvimento de habilidades sociais e competências técnicas, por meio da qualificação profissional e de temas relacionados à formação cidadã.

 

Iniciado em setembro de 2022, o curso foi voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, maiores de 18 anos e com ensino fundamental completo. “O olhar para a inclusão e diversidade é transformador. Ações como esta são muito importantes para a mudança de cultura no mundo corporativo e da nossa sociedade como um todo”, destacou Kátia Turra, gerente da Firjan Caxias e Região, que representou o presidente da regional, Roberto Leverone durante a cerimônia de formatura.

 

Segundo Wagner Sa, presidente da Lubrizol Brasil, a diversidade é um tema bastante discutido, principalmente por conta do movimento do ESG, que está trazendo mudanças em muitas corporações. “Essa parceria com a Firjan foi um grande passo para oferecer às mulheres cis e transgênero, cursos de capacitação para ocuparem cargos no mercado de trabalho em condição de igualdade com os homens”. O executivo comenta que a parceria rendeu bons frutos. “Estamos felizes por termos atingido o objetivo de capacitar essas pessoas e esperamos que possam ocupar cargos no mercado de trabalho”, diz.

 

O curso buscou não apenas o desenvolvimento da qualificação profissional, mas focou em habilidades sociais e competências socioemocionais, de forma que as alunas consigam melhor se colocar no mercado de trabalho. “Esse é um projeto muito especial para todos nós. A indústria é feita de pessoas e pessoas capacitadas e cuidadas fazem uma indústria melhor. Empresas que têm esse olhar, como a Lubrizol, contribuem para que outras sigam pelo mesmo caminho”, destacou Eliane Damasceno, coordenadora de projetos integrados de Responsabilidade Social da Firjan SESI.