É preciso cuidado especial com a higiene e limpeza do carro para evitar caronas desagradáveis como fungos, vírus, bactérias e ácaros presentes no ar, nos restos de comida, nos sapatos e até na cadeirinha do bebê.
Pensando nisso, a Ford dá algumas dicas de como limpar a cabine do veículo, evitando problemas de saúde.
Atenção especial aos itens que precisam de cuidado frequente:
- Cinto de segurança
- Volante
- Bancos
- Câmbio
- Painel
- Cadeirinha de criança
- Tapetes
A limpeza é simples: Basta usar álcool 70, água, sabão, espuma desinfetante e aspiradores de pó. Depois de remover as camadas grossas de sujeira como terra, poeira e suor, é preciso desinfetar com o álcool. No caso das telas multimídias do carro, o melhor é utilizar um spray ou espuma específicos para a limpeza do material.
Ter sempre à mão uma sacolinha de lixo, garrafa de água renovada e lenços de papel são outras recomendações. “É importante fazer a higienização para diminuir a população microbiana e reduzir a possibilidade de contaminação do ambiente, risco de alergias e infecções ”, destaca a infectologista Alina Habert
O filtro do ar-condicionado deve ser trocado a cada 20 mil km ou dois anos. A água condensada no evaporador do equipamento normalmente está sujeita à contaminação.
Eduardo Pinto, supervisor de Engenharia de Climatização da Ford América do Sul, dá algumas dicas para evitar a proliferação de fungos:
- Alguns minutos antes de chegar ao seu destino, desligue o ar-condicionado e mantenha a ventilação no máximo, com a saída de ar voltada para o painel e os pés;
- Coloque o seletor de temperatura no ar quente e mantenha a ventilação no nível máximo por cerca de dois minutos.
Use também a função da recirculação do ar-condicionado para ajudar na climatização e chegar a uma temperatura confortável dentro da cabine. Em seguida, Eduardo recomenda desligar essa função para que o ar de fora possa entrar.
A ingestão do líquido de forma constante evita o ressecamento dos olhos e garganta, que podem ser causados pelo ar refrigerado.