Para muitas pessoas, a cor e o estilo de seus carros demonstram traços de sua personalidade e como elas gostariam de ser vistas pelo mundo. Um recente estudo da Ford Europa buscou entender melhor essa relação e o apelo que determinadas cores têm para o consumidor, e revelou ainda que, em muitos casos, há grandes diferenças entre homens e mulheres que escolhem a mesma cor de um veículo.
Ao todo, foram entrevistadas 204 pessoas de 25 a 65 anos no Reino Unido, por meio do método NEO PI-3, um instrumento de avaliação de personalidade. Para mostrar qual cor de veículo mais combina com cada pessoa, a marca disponibilizou um questionário online que traz também algumas descrições de personalidade (Clique aqui e veja o teste em inglês).
Por exemplo, mulheres que preferem carros pretos muitas vezes se veem como criativas e centradas na realização de tarefas. Podem ficar descontentes rapidamente se as coisas não acontecem como querem. Já os homens com essa cor de automóvel se dizem desorganizados, facilmente distraídos e dependentes de outros para completar projetos.
Os homens que gostam de carros azuis seguem mais a emoção do que a razão quando precisam tomar decisões. Já as mulheres buscam harmonia nos relacionamentos, evitam conflitos e têm grande força de vontade.
Homens que dirigem carros azul escuro, e aqueles que usam ternos dessa cor, tendem a ser mais conservadores. Os que preferem carros vermelhos tendem a ser mais organizados pessoalmente, metódicos e objetivos. Já o público masculino que gosta de carros na cor prata acha mais fácil manter a calma em momentos de estresse.