Roberta Madke da Comunicação Corporativa, Comunicação Interna e gerente de Responsabilidade Social da Ford Brasil, recebeu convidados com um coquetel, no lounge VIP da Ford no Salão Internacional do Automóvel 2018, no São Paulo Expo. O espaço fica no segundo andar, em formato de galeria de arte, trazendo o tema Ford Design Hall. O must é um Mustang vermelho estacionado no espaço . Um luxo!
No estande, um dos maiores do salão, a montadora está com lançamentos, conceitos e “show cars” que dão sequência à renovação da linha de produtos da marca e apontam suas futuras tendências. A mostra inclui o Edge ST, o EcoSport sem estepe na traseira e o Territory, além dos conceitos Ka Urban Warrior, Ranger Storm e Ranger Black. O Fusion Energi, a F-150 Raptor e o Mustang completam a lista, ao lado de modelos da linha atual da marca.
Para Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, a boa receptividade dos lançamentos feitos este ano pela marca na região — o Mustang, o EcoSport Storm e a linha Ka 2019. “O Ka se consolidou como o segundo carro mais vendido do mercado brasileiro. O EcoSport lidera o segmento na Argentina e mantém um público fiel no Brasil, enquanto o Mustang é líder absoluto dos carros esportivos nos dois países”, disse.
Os SUVs são os astros da Ford no salão, com três grandes atrações. O novo Edge ST, primeiro carro a trazer para o Brasil a grife “Sport Technologies” de carros de alto desempenho da Ford, tem a pré-venda iniciada durante o salão. O EcoSport Titanium sem o estepe na traseira é outra grande novidade que chega em breve às ruas. Já o Territory, novo SUV médio global repleto de tecnologia, desenvolvido na China, é apresentado como conceito.
O Mustang de nova geração, equipado com um arsenal tecnológico de respeito e cavalaria pesada sob o capô, tem lugar de destaque no estande. Os fãs podem ver três Mustangs GT Premium, um deles em versão especial tunada de 1.000 cv.
A F-150 Raptor, picape off-road de alta performance, é apresentada na versão 2019, com novas tecnologias de controle. Na área de carros elétricos a Ford traz o Fusion Energi, versão híbrida plug-in do sedã com bateria de nova geração que também pode ser recarregada na tomada.
O Ka Urban Warrior tem suspensão elevada e elementos de estilo que dão ao Ka Sedan uma roupagem nova e esportiva, com foco no uso urbano. A picape Ranger traz duas propostas de personalização, criadas a partir de modelos diesel com cabine dupla.
A Ranger Storm exibe pintura exclusiva em duas cores e elementos que reforçam a musculatura da carroceria. A Ranger Black, como diz o nome, tem a cor preta como tema, criando um visual ousado e moderno.
Uma das novidades é o Tapete de Acessibilidade, acessório inovador, desenvolvido para ajudar na movimentação de cadeirantes nas ruas, que ainda está em fase de protótipo, a novidade faz parte das pesquisas da Ford na área da mobilidade, que vão além do desenvolvimento de veículos para melhorar o transporte e a qualidade de vida das pessoas. O acessório transforma o tapete do porta-malas do EcoSport em uma ferramenta móvel. Ele pode ser dobrado e encaixado atrás da cadeira de rodas e usado quando necessário para a transposição de guias e desníveis no caminho.
Quando aberto, o tapete automaticamente fica rígido, permitindo que a cadeira deslize até o local de acesso. Feito de materiais selecionados, como alumínio aeronáutico e revestimento de EVA, ele é leve e tem capacidade de suportar até 250 kg. É equipado com sensores e um microprocessador que envia sinais via Bluetooth para um aplicativo no smartphone do cadeirante toda vez que é usado. Assim, poderá ser usado na criação de um banco de dados, mapeando os pontos da cidade que requerem atenção para o avanço da acessibilidade.
Segundo Joaquim de Arruda Pereira, diretor de Serviço ao Cliente da Ford. “O Tapete de Acessibilidade é mais um exemplo de inovação da Ford, que mostra a nossa proposta de buscar novas soluções de mobilidade com foco nas pessoas. Ele ajuda a dar mais independência aos cadeirantes e amplia a sua mobilidade mesmo fora do carro, para que possam se locomover com mais segurança, confiança e liberdade.”
O projeto foi desenvolvido pela Ford em parceria com a agência GTB e o estúdio Code. Ele segue o mesmo conceito do Boné Alerta, protótipo desenvolvido pela Ford junto com a GBT no ano passado que alerta o caminhoneiro quando é hora de fazer uma pausa para não dormir no volante.
“O Brasil possui cerca de 46 milhões de pessoas com alguma deficiência física. Destes, 7% possuem um problema motor e precisam enfrentar a falta de acessibilidade das cidades brasileiras. O Tapete de Acessibilidade une design e tecnologia para dar mais liberdade a essas pessoas”, diz Vico Benevides, diretor de Criação da GTB. O desenvolvimento do acessório teve a participação do designer de produto Rodrigo Lima, além da colaboração de Billy Saga, rapper e presidente da ONG Movimento Superação, que busca levar cidadania às pessoas com deficiência, e de Michele Simões, estilista que trabalha com moda inclusiva.