A ABF – Associação Brasileira de Franchising, em parceria com a consultoria Galunion, divulgou hoje um estudo em que revelou que as redes de franquia que apostaram no delivery conseguiram dobrar o faturamento deste canal, como é o caso, por exemplo, da Pizza Prime, que cresceu 27% durante o pandemia graças ao delivery. No estudo, as redes passaram de 18% para 36%, assim como a captura mista de pedidos, ou seja, uso de canais próprios e marketplaces, que passou de 45% para 73%.
Quem ilustra bem esse movimento é a Casa de Bolos e a Chocolateria Brasileira, que desenvolveram, em poucos dias, o aplicativo próprio e puderam dar vazão as vendas nas unidades.
Além deste crescimento, a criação de novos canais de venda, como as dark kitchens, foram soluções criativas que mantiveram franqueados a salvo durante as restrições do comércio.
A rede Mr. Fit desenvolveu um novo modelo, chamado de nuvem, um negócio formatado para atender empreendedores que já atuam na área, sejam por meio de restaurantes, lanchonetes ou quaisquer outros que envolva uma cozinha, e que tenham por objetivo incrementar suas rendas com as refeições da marca; e o Espetto Carioca, que apostou na extensão de uma cozinha exclusiva para entregas, como forma de poder atender clientes em uma área duas a três vezes maior.
Foi o Espetto também que lançou, durante a pandemia, o kit para fazer churrasco em casa, outra estratégia das redes de alimentação apontado pelo estudo. A franquia passou a produzir os packs in natura, com com cinco ou dez unidades, nos sabores que vão desde os mais clássicos, como carne, frango, linguiça, coração e suíno, até os mais elaborados, como picanha, cordeiro e mignon