A preferência no paladar brasileiro vem mudando ao longo dos anos, principalmente quando o assunto é frutos do mar. Nos últimos 10 anos o consumo de peixe em território nacional cresceu 40%, com aproximadamente 10 quilos do alimento por ano para cada brasileiro – dados da Associação Brasileira de Piscicultura mostraram que em 2017 o Paraná foi o maior produtor de peixes do Brasil, com cerca de 93,6 mil toneladas da proteína. Parece muito, mas o consumo ainda está longe de ser o ideal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que cada pessoa deve incluir 20kg de peixe por ano na dieta, já que o alimento é rico em nutrientes e vitaminas, além de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e problemas cardíacos.
Incentivados pela alta produção de peixe, era esperado que em Curitiba, surgiriam cada vez mais estabelecimentos especializados em frutos do mar, como é o caso do Go Fish – Fresh Seafood, famoso fora do Brasil, é a primeira vez que um restaurante serve o prato em território nacional – a combinação perfeita para os amantes de frutos do mar, recheado de camarões, ostras, mexilhões e lagostas, servido em três tamanhos, reforçando ainda mais o apetite pelo pescado em Curitiba. Inaugurado em março no Fresh Live Market, a casa levou à capital pratos nunca ou pouco vistos na culinária curitibana, como o Fish & Chips e da Sea Food Tower.
Tradicional nos pratos da classe operária durante a revolução industrial da Europa, o Fish & Chips vem aparecendo cada vez mais no cardápio curitibano. De 2016 para cá foram vários os restaurantes que incluíram a especiaria no menu.