O Natal dos Meus Sonhos. Este é o mote da aguardada inauguração, em 15 de novembro, da decoração natalina que, anualmente, ilumina e colore a Galeries Lafayette Haussmann, em Paris, atraindo centenas de moradores da Cidade-Luz e visitantes do mundo todo. Em 2023, a temática foi desenvolvida pelo jovem designer de moda e ‘artista com alma de criança’, Charles de Vilmorin, ex-diretor criativo da grife Rochas e considerado um dos mais promissores talentos da alta-costura internacional.
Nascido em um 25 de dezembro, ele conta como foi o processo de concepção para materializar o conceito. “Imaginar o Natal dos meus sonhos foi uma feliz brincadeira infantil. Tive a oportunidade de escrever a minha história e trazer meus desenhos e minhas criações. Como fio condutor, conto a aventura de uma pequena menina e seu pincel mágico que viajam em seu mundo particular. A imaginação foi minha grande inspiração, criando uma história terna como se fosse a minha. Uma criança sonhadora com criatividade à flor da pele que foge para realizar o seu sonho de ter um Natal colorido e feliz”, diz Vilmorin.
Quanto às alegorias criadas para enfeitar a imensa e tradicional árvore natalina que se posiciona sob a cúpula neobizantina da loja de departamentos, o designer conta: “Foi uma doce lembrança de um Natal na casa dos meus avós que me inspirou. Naquela data, bem na véspera do Ano-Novo, uma queda de energia nos mergulhou em uma profunda escuridão. Meu tio, então, imaginou uma instalação extravagante que iluminasse a árvore e toda a sala. Meus olhos infantis ainda se lembram disso de forma muito viva. É esse jogo de luz e transparência que eu queria encontrar para reinventar essa árvore, recorrendo a criaturas que gravitam ao seu redor e que transmitem a impressão de que atuam em um grande concerto sob esta cúpula icônica. A árvore parece flutuar no ar enquanto centenas de pingentes refletem essa luz”, explica.
Vilmorin também irá levar os personagens desse conto para as vitrines. “É uma experiência mágica que foi cuidadosamente desenhada. Como um editorial de revista, ilustra a história épica dos personagens por meio dessa menininha e seu pincel mágico”, contextualiza. Além de todo esse processo de criação lúdico, o designer desenhou uma coleção cápsula para o período de festas e alinhavou colaborações exclusivas com algumas de suas marcas preferidas. “Da moda aos setores de beleza, casa e gourmet, infundi um pouco do meu universo para reinventar as comemorações de fim de ano do meu jeito”, complementa.
A inauguração da decoração natalina assinada por Vilmorin ocorre em 15 de novembro, ficando em exposição até 31 de dezembro.