A GOL Linhas Aéreas Inteligentes apresentou durante um evento no hangar da companhia no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, sua nova aeronave Boeing 737 MAX 8. Os aviões serão usados principalmente nas rotas internacionais, como para os Estados Unidos e Equador, cujas operações terão início no final deste ano. O novo avião é equipado com tecnologia de ponta e conta com melhor desempenho operacional, além de ter autonomia maior de voo de cerca de 6.500 km – possibilitando oportunidades para abertura de novos destinos e aumento da etapa média da companhia. Entre as melhorias e inovações do Boeing 737 MAX está também, a redução do consumo de combustível e emissão de gases poluentes.
Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da GOL, e Ricardo Cavero, vice-presidente de vendas para a América Latina da Boeing, destacaram os diferenciais tecnológicos e inovadores da aeronave, além da importância da parceria entre as empresas e as novas aquisições de aviões para os próximos anos.
“É com grande satisfação que damos as boas-vindas às nossas aeronaves 737 MAX 8. Com elas, conseguimos chegar mais longe, nos possibilitando ampliar nossa atuação no exterior, com ainda mais eficiência proporcionada por uma frota jovem e moderna, ao mesmo tempo que reduzimos o custo operacional”, destacou Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da companhia.
A primeira aeronave, prefixo PR-XMA, chegou à GOL no final de junho e, durante estes dois meses, têm realizado voos domésticos de curto e longo alcance, um total de 264, entre pousos e decolagens. O segundo 737 MAX 8 (PR- XMB), dos seis previstos para o ano de 2018, pousou no aeroporto internacional de Confins (MG), na semana passada.
O Boeing 737 MAX 8 foi desenvolvido pela fabricante norte-americana com o auxílio dos comandantes, engenheiros e técnicos da GOL e consolida a parceria entre as duas empresas que vem desde 2001. Para os próximos anos, foi realizada uma encomenda para aquisição de 135 Boeing 737 MAX 8 e 10 – representando a maior aquisição, em número de aeronaves Boeing, de uma companhia na história da aviação da América do Sul. Os novos aviões fazem parte do plano de renovação total da frota GOL até 2028.
“A GOL foi pioneira em oferecer tarifas competitivas na América Latina desde o início das operações. Temos certeza que o 737 MAX vai contribuir para que a companhia continue oferecendo serviço diferenciado e excelentes tarifas aos seus Clientes, especialmente com a versão 737 MAX 10 que irá compor a frota futuramente”, afirma Ricardo Cavero, vice-presidente de vendas para a América Latina da Boeing.
O evento contou com a presença de executivos da GOL, autoridades e também parceiros, como Jose Kling, gerente geral de vendas da América Latina da CFM, responsável pela fabricação dos motores das novas aeronaves, além de Walter Valarezo, head de vendas para as Américas, da Dubai Aerospace Enterprise (DAE – empresa de leasing) e de Daniel Portugal, gerente geral do centro de treinamento da CAE no Brasil – onde ficam alocados os simuladores da GOL