Agustin Blanco – CEO da Grand Cru fez via webinar, o Fórum Grand Cru – Transformação Digital , com a presença de Alexandre Bratt – diretor comercial, Diego Bonassa – diretor comercial, Heitor Soubihe – gerente de expansão, Renata Mota – gerente de transformação digital e Maria Trentini – gerente de marketing, Na pauta o novo momento de transformação digital e inovação no mercado de vinhos.
Segundo os executivos, a empresa com a pandemia focou no crescimento através de franquias. em um novo modelo light, para lojas com área em torno de 30m2 a 40 m2 , com um investimento menor em relação a loja padrão da rede. Mais modernas e compactas com investimento a partir de R$300 mil divididos em 200 mil em implantação de loja e taxa de franquia e 100 mil em estoque inicial.
Segundo o CEO “ A Grand Cru vem investindo nos últimos 5 anos em duas frentes , na abertura de lojas próprias, hoje temos em torno de 27 a 30 , cujo sentido é de conhecer o cliente, o nosso consumidor , e melhorar cada vez mais a experiência de venda dentro de uma loja .Com este aprendizado resolvemos abrir mais lojas através de franquias, mas transmitindo todo o nosso conhecimento, que nós fomos incorporando dentro da companhia . E como segundo investimento , com a parte digital , de também melhorar a experiência on-line , e principalmente para estarmos próximos aos clientes em qualquer ponto de contato com os nossos vinhos. Temos concorrentes muito respeitáveis e acredito que o nosso modelo é bastante único. A beleza da Grand Cru e o multicanal, que está muito bem equilibrado , para oferecer a melhor experiência entre os nossos clientes “ disse Agustin
“ Com a pandemia, a empresa no 3º trimestre começou a se recuperar porque o mercado estava querendo consumir vinhos de melhor qualidade também e neste 4º trimestre estamos tendo um nível de vendas extremamente alto , No mês de novembro as vendas foram 65% acima de novembro de 2019 e provavelmente vamos fechar o 2º semestre do ano com 18 a 20 acima, assim a empresa terminará o ano com 6 % acima em vendas O melhor do ano foi o trabalho de adaptação que a companhia fez e principalmente, o mesmo deve ter acontecido com outras companhias , desde 2015 , desenvolvíamos um trabalho de transformação digital , que foi crescendo , e que neste ano de 2020, foi muito acelerado. O que nos permitiu chegar melhor nos consumidores e clientes a ter uma experiência muito rica. O Alexandre Bratt está nos ajudando muito nas mudanças das plataformas da Grand Cru. Na largada da pandemia, trocamos a plataforma do e-commerce,. como também a plataforma do nosso Clube de Vinho , que chamamos de Confraria , o que nos permitiu ter mais agilidade nesta experiência que o nosso cliente requer “ conclui o executivo
Segundo Bratt, a empresa em janeiro implementou as mudanças de plataforma e quando chegou a pandemia , estavam mais preparados para enfrentar isto, mesmo assim a empresa perdeu 85% das vendas do dia para a noite , que foi muito forte em vendas presenciais, mais consultivas “O auto serviço não era tão forte , que são representados por sites e supermercados , foi onde tivemos que nos reinventar neste período. O e-commerce chegou a fazer 6 vezes mais o que fazia pré pandemia , e se estabilizou em 2 vezes e meia . No supermercado tivemos um crescimento bastante relevante. Já restaurantes, hotéis , como um todo, realmente morreram durante alguns meses. Nós nos reinventamos com o auto serviço. O que verificamos hoje, é que estamos muito forte no segmento de B2B , onde estamos fazendo muito mais do que fazíamos anteriormente” disse
Para Heitor Soubihe – gerente de expansão de franquias , a experiência do cliente tem que ser boa e completa em qualquer um dos canais em que está comprando, e tem que ser igual. “Quando vamos para o no universo físico, a experiência tem que ser perfeita , independente de estar em uma loja própria ou uma loja franquia, o cliente não deve saber em qual está , porque a experiência tem que ser a mesma. Sem dúvida, com a pandemia, o primeiro impacto , não sabíamos o que iria acontecer no dia seguinte, com lojas de rua e em shoppings fechando, mas reação dos nossos franquiados foi muito boa e rápida. O vinho tem muito esta questão do relacionamento, boa parte dos nosso franquiados já tinham o hábito de ter a proximidade de atender o cliente, entregando o produto, fazendo delivery, e nossos franqueados se adaptaram muito rápido, fazendo com que os impactos da pandemia das lojas fechadas foram muito sutis , quando comparamos com outros segmentos varejistas , onde o fechamento da loja de rua foi igual a zero de faturamento.” explicou
Os franquiados continuaram performando e vendendo através deste relacionamento do seu cliente e através das entregas. O canal de franquia da Grand Crú foi aberto em 2004, esta primeira loja foi muito mais uma oportunidade , não foi planejada A partir de 2017 , começaram a implementar as melhores práticas do que uma franqueadora precisa ser , atualização de todos os manuais, contratos, como a afiliação a Associação Brasileira de Franchesing , e com isto entenderam que poderiam fazer um crescimento significativo.
“Abrimos algumas lojas em 2017, outras em 2018, porém nossa grande virada de chave foi em 2019 quando foram abertas 17 novas franquias , sendo que destas, 11 são novos franqueados. Sempre buscamos pessoas que tenham sinergia com o segmento, porém a operação, não necessariamente é 100% focada para um grande conhecedor do mundo do vinho . Temos grandes executivos de grandes empresas que resolveram empreender, pessoas que são varejistas de outros segmentos , que resolveram adentrar no nosso mundo do vinho.. Terminamos 2019 com bastante conquistas e montamos um plano para 2020 , bem agressivo falando em abertura de outras 17 lojas , veio a pandemia, e algumas lojas já contratadas para serem abertas no início do ano, obviamente tiveram as obras paralisadas . Revisamos este plano para março, porém…. Vamos terminar 2020 em termos de abertura de lojas bem próximo ao desejado anteriormente. Vamos abrir 15 novas lojas , já abrimos 11 e ainda faltam 4, e com isto, em termos de números fechamos este ano com 74 lojas franqueadas e 17 próprias , uma rede de 91 lojas espalhadas pelo Brasil, e já começamos desde o meio do ano a ter uma base de expansão ainda amis agressiva para 2021, com abertura de 35 novas lojas e, para isto precisamos considerar cidades pouco menores com população de 200 mil habitantes , já fizemos o mapeamento do Brasil, e entendemos que para entrar nestas cidades, precisávamos de um projeto , de um modelo de loja que é a franquia light . Para este modelo de negocio foi criado um novo lay out, , uma loja mais leve uma loja amiga, para receber outros tipos de clientes , mais entrantes no mundo do vinho , Neste mês já começamos a abrir 03 lojas neste novo formato , e para 21 já temos outras contratadas Hoje temos 2 quiosques e em breve abriremos outros “explicou Heitor