A Montblanc continua o seu processo de modernização de marca, desta vez com o lançamento do novo monograma M.   

Com o lançamento da coleção Montblanc M_Gram 4810, a grife de luxo está introduzindo um novo padrão M inspirado na herança da Maison. Definido para se tornar uma assinatura de design da grife, o logotipo completo aparece em uma coleção de artigos de couro grandes, médios e pequenos, incluindo uma mochila, uma bolsa de viagem (duffle), uma bolsa de mão, carteiras e cintos. Caracterizada por um retorno ao classicismo moderno, a linha unisex, de formas compactas em uma combinação sofisticada de preto e azul, foi concebida para acompanhar mulheres e homens em suas aventuras urbanas com muito estilo, sem comprometer a funcionalidade.

Nicolas Baretzki, CEO da Montblanc foto divulgação

Para Nicolas Baretzki, CEO da Montblanc “Embora seja uma marca icônica, com tanto significado para tantas pessoas, sentimos que era hora de apresentar um novo padrão de assinatura para dar à uma nova geração de clientes da Montblanc uma nova identidade. Nossa coleção M_Gram 4810 tem uma identidade distinta, que é inconfundivelmente Montblanc, possuindo todas as qualidades de um ícone em construção”, disse o executivo

O padrão M com tom de duas cores é inspirado na geometria e nas letras encontradas nos arquivos da Montblanc, destacando a riqueza da herança da Maison. É derivado da marca Montblanc desenvolvida na década de 1920 e usada – apenas ligeiramente alterada – nas comunicações da Maison, ao lado do icônico logotipo da Maison, até hoje. O formato da letra, ousado, pontudo e com visual geométrico, captura o estilo Art Déco dos anos 1920, um dos períodos mais importantes para a marca. Além do desenvolvimento de um visual muito distinto, foi nessa década que a Montblanc se lançou em novas categorias, incluindo sua incursão em artigos de couro, a partir de 1926.

O querido Zaim Kamal ,diretor criativo da Montblanc foto Daniele Venturelli/Getty Images

Segundo Zaim Kamal, Diretor de Criação da Montblanc. “O que diferencia nossa tipologia gráfica de outros monogramas baseados em logotipo é a ideia de não construir algo inteiramente novo, mas sim converter a tipografia existente por meio da inspiração. Com uma herança que se estende por quase 115 anos, havia muito onde extrair para criar um novo padrão, que certamente é inspirado na história, mas que olha para o futuro da Maison. O novo design é um ponto de conexão com a comunidade Montblanc, um emblema de pertença que cada proprietário pode interpretar da maneira que quiser”.

A canvas revestida de PVC, resistente a arranhões e ao uso diário, é combinada com detalhes em couro preto para aprimorar o acabamento da coleção Montblanc M_Gram 4810, ao mesmo tempo que confere um toque sofisticado. Na frente de cada peça, o contorno do logotipo Montblanc em branco se destaca contra a elegante combinação de preto e azul para enfatizar a identidade de marca da Maison.

Redesenhada, a icônica letra M dá vida à uma nova coleção de couro – a Montblanc M_Gram 4810 -, com peças super urbanas, como mochilas, bolsas e carteiras, além de artigos pequenos, como porta-cartões e porta-passaporte. O monograma M_GRAM assina também peças exclusivas na linha de produtos inteligentes, como os headphones M-01 e o smartwatch Summit.


A coleção completa acaba de chegar às Boutiques. Peças pequenas já podem ser encontradas no e-commerce oficial da Montblanc no Brasil (https://www.montblanc.com.br/m_gram), onde mochilas, pastas, bolsas e a mala trolley de cabine estarão disponíveis na loja virtual a partir de março.