Segundo Bernardo José De Ouro Preto Santos, Sócio Administrador da Bandeira St Marche, Empório Santa Maria e Eataly Brasil, as três redes varejistas, tem como meta  triplicar o número de lojas e a receita bruta no país até 2022.   “  Nossa preocupação foi de consolidar o crescimento,  fizemos alterações, vamos colocar , em janeiro o  SAP, para acelerar nosso crescimento para os próximos 5, 6 anos” disse

 

Bernardo José De Ouro Preto Santos foto Tânia Müller

 Com um investimento de  quase 10 milhões de reais  e aumento de número de produtos para mais de  4 mil itens, o Empório Santa Maria, cresce.  “Quando compramos o Empório Santa Maria , em 2007, do Otávio Piva de Albuquerque, dono da Importadora Expand, havia no contrato de compra e venda , uma clausula, que  manteríamos  a loja Expand, de 300 metros no fundo do Empório.  Sabemos que uma loja de vinho tem no máximo  de 50 a 100 m ²  e não 300.  Até 2017, passamos   tentando convencer o Otávio de nos vender a operação da loja, para podermos ampliar o Santa Maria. Que tem um enorme sucesso , porém  o Empório Santa  Loja,  tinha menos que  700 m ².  Não conseguíamos fazer a loja embaixo, e  na frente,  por causa do contrato .Assim ficamos amarrados por uma década , sem poder mexer ” explicou o executivo.

  Em novembro de 2017 quando fecharam enfim o contrato de compra, por causa das festas de Final  de Ano, não dava  mais para  fazer a  reforma .” Começamos a planejar e a obra , que foi sendo feita , pela parte que o consumidor não vê . Trocamos  todos os equipamentos do frio alimentar, compressores, exaustores, etc,  Isto em dezembro, agora estamos no final de setembro de 2018.Em julho fechamos o prédio inteiro. Derrubamos o restaurante e refizemos, desde o piso até o  teto .Colocamos a escada na frente  e assim o Santa Maria  passou de  650m² para 1.100 m² , quase dobramos o tamanho da loja,  Nesta semana estamos acabando  o açougue,  ficou faltando um pouco de comunicação visual ,  e na próxima semana completamos a reforma” disse

  Sobre administração,

 Na matriz são  200 funcionários e ao todo 3 mil . “Acabamos  de abrir uma loja no Brooklin  e entre o dia 25 de novembro e 05 de dezembro,  um St Marche gigante abrirá  no Portal do Morumbi, onde era o Outback SteakHouse . Em 2019, vamos abrir de 4 a 5 novas lojas., Acreditamos  muito no Brasil, a despeito de qualquer governo, na população brasileira,  na nossa criatividade e  inventividade e no nosso empreendedorismo   Estamos aqui para os  próximos 30 anos. Somos jovens ainda.  Em 1916 e 2017, não abrimos novas lojas. A primeira aberta , foi agora, em 2018, no Brooklin. Saímos de 06 lojas em 2010 para 20 lojas em 2015 . Em 2016/17  passamos consolidando o nosso  crescimento Nossa intenção é ter pouco mais de 30 unidades novas da bandeira .  Nossa preocupação foi de consolidar o crescimento.  Fizemos alterações, colocaremos em janeiro o SAP, para acelerar  para os próximos  05/06 anos” afirmou Bernardo

 

Marcas diferentes 

Segundo o executivo, as três marcas são distintas e tratadas completamente diferentes” Porque senão viram uma só. O Eataly é administrado na área de operação, pelo  diretor no Brasil, o italiano Luigi Testa . O Empório pelo Tito Paolone, que começou a trabalhar na empresa  com  19 anos de idade e  as operações do St  Marché, as 18 lojas pela  Karina  Bandeira. São pessoas com a cara da marca, que respiram  e tem identidade com as mesmas ,  que entendem o público de cada uma delas   Seria impossível e inviável administrarmos tudo . Fazemos na matriz,  finanças, TI , RH, compras, etc . As lojas tem muito poder  de  interagir com o cliente.  Sabemos que eles estão fazendo o melhor, É inviável não delegar poder. O nosso desafio foi achar o melhor de todos para cada uma delas, e achamos”. concluiu o executivo