Segundo Bernardo José De Ouro Preto Santos, Sócio Administrador da Bandeira St Marche, Empório Santa Maria e Eataly Brasil, as três redes varejistas, tem como meta triplicar o número de lojas e a receita bruta no país até 2022. “ Nossa preocupação foi de consolidar o crescimento, fizemos alterações, vamos colocar , em janeiro o SAP, para acelerar nosso crescimento para os próximos 5, 6 anos” disse
Com um investimento de quase 10 milhões de reais e aumento de número de produtos para mais de 4 mil itens, o Empório Santa Maria, cresce. “Quando compramos o Empório Santa Maria , em 2007, do Otávio Piva de Albuquerque, dono da Importadora Expand, havia no contrato de compra e venda , uma clausula, que manteríamos a loja Expand, de 300 metros no fundo do Empório. Sabemos que uma loja de vinho tem no máximo de 50 a 100 m ² e não 300. Até 2017, passamos tentando convencer o Otávio de nos vender a operação da loja, para podermos ampliar o Santa Maria. Que tem um enorme sucesso , porém o Empório Santa Loja, tinha menos que 700 m ². Não conseguíamos fazer a loja embaixo, e na frente, por causa do contrato .Assim ficamos amarrados por uma década , sem poder mexer ” explicou o executivo.
Em novembro de 2017 quando fecharam enfim o contrato de compra, por causa das festas de Final de Ano, não dava mais para fazer a reforma .” Começamos a planejar e a obra , que foi sendo feita , pela parte que o consumidor não vê . Trocamos todos os equipamentos do frio alimentar, compressores, exaustores, etc, Isto em dezembro, agora estamos no final de setembro de 2018.Em julho fechamos o prédio inteiro. Derrubamos o restaurante e refizemos, desde o piso até o teto .Colocamos a escada na frente e assim o Santa Maria passou de 650m² para 1.100 m² , quase dobramos o tamanho da loja, Nesta semana estamos acabando o açougue, ficou faltando um pouco de comunicação visual , e na próxima semana completamos a reforma” disse
Sobre administração,
Na matriz são 200 funcionários e ao todo 3 mil . “Acabamos de abrir uma loja no Brooklin e entre o dia 25 de novembro e 05 de dezembro, um St Marche gigante abrirá no Portal do Morumbi, onde era o Outback SteakHouse . Em 2019, vamos abrir de 4 a 5 novas lojas., Acreditamos muito no Brasil, a despeito de qualquer governo, na população brasileira, na nossa criatividade e inventividade e no nosso empreendedorismo Estamos aqui para os próximos 30 anos. Somos jovens ainda. Em 1916 e 2017, não abrimos novas lojas. A primeira aberta , foi agora, em 2018, no Brooklin. Saímos de 06 lojas em 2010 para 20 lojas em 2015 . Em 2016/17 passamos consolidando o nosso crescimento Nossa intenção é ter pouco mais de 30 unidades novas da bandeira . Nossa preocupação foi de consolidar o crescimento. Fizemos alterações, colocaremos em janeiro o SAP, para acelerar para os próximos 05/06 anos” afirmou Bernardo
Marcas diferentes
Segundo o executivo, as três marcas são distintas e tratadas completamente diferentes” Porque senão viram uma só. O Eataly é administrado na área de operação, pelo diretor no Brasil, o italiano Luigi Testa . O Empório pelo Tito Paolone, que começou a trabalhar na empresa com 19 anos de idade e as operações do St Marché, as 18 lojas pela Karina Bandeira. São pessoas com a cara da marca, que respiram e tem identidade com as mesmas , que entendem o público de cada uma delas Seria impossível e inviável administrarmos tudo . Fazemos na matriz, finanças, TI , RH, compras, etc . As lojas tem muito poder de interagir com o cliente. Sabemos que eles estão fazendo o melhor, É inviável não delegar poder. O nosso desafio foi achar o melhor de todos para cada uma delas, e achamos”. concluiu o executivo