Eric Ducournau, diretor geral do Grupo Pierre Fabre e Nuria Perez-Cullel, diretora geral da divisão de dermocosméticos , vieram ao Brasil para anunciar a abertura do Brazilian Innovation Center (BIC). O centro de pesquisa e desenvolvimento instalado no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, será dirigido por Anne-Laure Gaudry sob a gestão de Xavier Ormancey, diretor global de P&D (pesquisa e desenvolvimento) da PDFC (Pierre Fabre Dermocosméticos).
Com área de 320m², o BIC foi projetado segundo os padrões técnicos mais avançados da indústria cosmética, contará com aproximadamente 20 pesquisadores e técnicos até 2020. Essa equipe multidisicplinar trabalhará em colaboração com outros cinco laboratórios da PFDC localizados na França e no Japão e com 313 colaboradores da filial brasileira da PFDC.
“O Brasil é um pais estratégico para nosso grupo e a Pierre Fabre do Brasil é uma de nossas filiais mais dinâmicas, apresentando crescimento anual médio de 24% há cinco anos. Em 2015, lançamos um plano amplo de investimentos cuja soma é de 50 milhões de reais, tendo por objetivo modernizar a fábrica de Areal. Estamos dando continuidade a este investimento inicial com a abertura do segundo centro de inovação internacional no Rio de Janeiro. É uma oportunidade de recebermos entre nós talentos brasileiros nas equipes de P&D e de enriquecer, dessa maneira, a diversidade humana e cultural de nosso grupo” afirmou Eric Ducournau
O Brazilian Innovation Center tem como missão desenvolver produtos específicos para a pele brasileira, além de mapear e atender as tendências de um dos mercados mais sofisticados e criativos do mundo. As novas fórmulas serão produzidas para as marcas Eau Thermale Avène, Darrow e Ducray. O centro de pesquisa e desenvolvimento vai funcionar segundo o modelo do Asian Innovation Center (AIC) aberto no Japão em 2015, iniciativa pioneira que já demonstrou a capacidade da PFDC de ter sucesso comercial com produtos especialmente adaptados às necessidades das peles asiáticas.
Segundo Nuria “O Brasil, quarto mercado mundial em cosmética, assume uma importância fundamental para nossa empresa. A escola de dermatologia brasileira desfruta de reputação reconhecida no mundo inteiro, a população brasileira é constituída por uma incrível mistura de tipos de pele e cabelos e as consumidoras brasileiras são, particularmente, sofisticadas e exigentes em se tratando de produtos cosméticos. Assim sendo, torna-se compreensível que PFDC implante seu segundo centro internacional de inovação no Brasil. Acredito que as equipes serão capazes de criar fórmulas e produtos que serão bem aceitos, num primeiro momento localmente, e depois irão ultrapassar fronteiras».
Presente no mercado brasileiro desde 1985, o grupo Pierre Fabre desenvolve em solo brasileiro suas duas atividades: farmacêutica e dermocosmética. Após a aquisição dos Laboratórios Darrow em 2006, o grupo passou a dispor em Areal (no Estado do Rio de Janeiro) de uma fábrica especializada na produção de produtos dermocosméticos. Em 2017, a Pierre Fabre do Brasil teve faturamento superior a 300 milhões de reais, com aumento de 10% em relação ao ano anterior. Com as marcas Eau Thermale Avène, Darrow e Ducray, a PFDC ocupa o terceiro lugar no mercado brasileiro de dermocosmética.