A Guararapes Confecções S.A. (B3 S.A. – BRASIL, BOLSA, BALCÃO: GUAR3 – ON e GUAR4 – PN), controladora da rede varejista Lojas Riachuelo, apresenta seus resultados operacionais do segundo trimestre de 2021. A curva ascendente na performance pelos canais digitais, mesmo diante de um ambiente econômico desafiador, reflete a assertividade da companhia em investir no modelo de negócio omnichannel que, além de crescer as vendas por estes meios em 427,9%, lançou sua plataforma de Marketplace, que apenas com dois meses de operação já conta com cerca de 100 sellers e mais de 110 mil produtos.
Reflexo dessa estratégia, após a segunda onda da Covid-19, que resultou em um lockdown imposto nas operações em todo o país, a Riachuelo registou uma evolução significava no indicador de downloads do App de 83% em relação ao 2T20 e a base de clientes do e-commerce teve um crescimento de 62% em relação ao 1S20.
No trimestre que se encerrou em 30 de junho, a Guararapes registrou uma pequena queda de 0,6% em vendas mesmas lojas (SSS) em relação ao 2T19, sendo -15,3% em Abril (com apenas 59,8% da carga horária de lojas disponível) e +5,6% no bimestre (maio e junho), quando o varejo iniciou um processo de recuperação e reabertura das lojas físicas. Em relação ao 2T20, o indicador cresceu +231,1% no 2T21. Excluindo a venda de eletrônicos, muito impactada pela falta de componentes na cadeia de suprimentos, o SSS cresceu 2,5% no 2T21 ou 9,1% no bimestre (maio/21 e junho/21) em relação aos mesmos períodos de 2019.
“Estamos aprimorando cada vez mais a experiência integrada para os nossos clientes. Apesar do cenário ainda delicado e do impacto do mês de abril sobre nossos indicadores, o início da retomada do varejo somado a melhora na confiança do consumidor devido ao programa de vacinação, nos deixam otimistas em relação ao desempenho de nossas operações nos próximos meses”, afirma Túlio Queiroz, CFO do Grupo.
A receita líquida de mercadorias totalizou R﹩1.287,4 milhões no 2T21, 2,4% maior que o reportado no 2T19 e 246,4% maior que o mesmo período de 2020 (83,1% das vendas realizadas são feitas por clientes identificadas). Já a receita líquida consolidada, composta pela receita líquida de mercadorias, da Midway Financeira (R﹩369,7 milhões no 2T21) e do Midway Mall (R﹩15,6 milhões no 2T21), totalizou R﹩1.672,7 milhões no 2T21, 10,1% menor que o 2T19 e 88,8% maior que o 2T20.
O lucro líquido totalizou R﹩46,1 milhões no segundo trimestre deste ano, versus um prejuízo de 296,2MM no 2T20. Em relação ao 2T19, resultado foi pressionado pelo fechamento das lojas e das fábricas no mês de abril. O EBITDA Ajustado, por sua vez, atingiu R﹩204,2 milhões no 2T21 ante prejuízo operacional de R﹩291,0 MM no 2T20. No semestre, este indicador totalizou R﹩ 237,8 milhões ante prejuízo de 189,9MM no 1S20.
No segundo trimestre de 2021, como única varejista de moda nacional com parque fabril proprietário, a Guararapes produziu 7,7 milhões de peças, um crescimento de 190,2% em relação aos 2,6 milhões de itens registrados no 2T20, o que representou 40% de confecção nacional nas lojas e trouxe ainda mais competitividade à companhia. A indústria faturou R﹩588,2 milhões para a Riachuelo no período acumulado de janeiro a junho de 2021.
De forma inédita no varejo de moda, o período foi marcado ainda pela criação da primeira loja física com produtos do Marketplace disponíveis para venda. Inaugurada no Midway Mall, a mais nova Casa Riachuelo conta com produtos 1P e 3P em uma área de 1.200 m². Além da expansão da linha de moda com marcas de desejo e destaque no mercado, a companhia disponibilizou novas ocasiões de uso e categorias dentro do Marketplace. Entre elas: Eletrodomésticos, Móveis, Vinhos, Pet e brinquedos, orientado pela curadoria de Moda e Lifestyle.
Do lado da operação financeira (Midway), a receita R﹩393,2 milhões no 2T21 e no primeiro semestre totalizou R﹩805,0 milhões. O destaque ficou para as Receitas de Comissões sobre Cartão Bandeira com aumento de 31,1%, sobre o 2T19 passando para R﹩ 71,9 milhões no segundo trimestre. No 1S21, tal receita totalizou R﹩137,7 milhões.
A nova plataforma integrada de serviços financeiros que inclui a conta digital, cartões, empréstimos, seguros e assistências foi disponibilizada para o público em modo Soft Launch no dia 03 de maio, possibilitando a oferta de novas funcionalidades e serviços para os clientes gerando potencial de aumento na rentabilidade da operação e margem de contribuição financeira por cliente.
“Segundo pesquisa da Idwall, a experiência de no App Midway foi considerada como uma das mais rápidas e sem fricção do mercado. Já temos mais de 206 mil contas abertas e lançamos hoje uma campanha da Conta Digital Midway com objetivo de trazer ainda mais clientes para este serviço”, conta Queiroz.
No período acumulado de janeiro a junho de 2021, os investimentos do grupo em ativos fixos totalizaram R﹩232,0 milhões ante R﹩160,4 milhões relativos ao mesmo período de 2020, sendo 62%, direcionado à área de tecnologia.
“Seguimos focados no crescimento sustentável dos negócios, pautados sempre pelo conceito do “Cliente no Centro” e na agenda de omnicanalidade para aprimorar ainda mais a experiência dos clientes”, finaliza o executivo.