O tradicional Festival Amazonas de Ópera (FAO) comemora 25 anos nesta temporada, e  o Juma Ópera é o hotel oficial do Festival Amazonas de Ópera (FAO). O empreendimento conta com 41 acomodações e uma série de opções de lazer como bar, academia e até rooftop com piscina, que entrega uma vista privilegiada do Teatro Amazonas, onde estão sendo exibidas as principais óperas do evento.  O local também abriga o Restaurante Ópera. Comandado pela chef Sofia Benelak, ele oferece música ao vivo às quintas-feiras. O evento, batizado de “Quintas Musicais”, busca proporcionar momentos especiais em um ambiente aconchegante, enquanto os clientes degustam pratos das cozinhas regional ou internacional e a harmonização com vinhos.

 

As diárias partem de R$ 1.500 para casal, em apartamento duplo. A hospedagem inclui café da manhã, que tem como destaques o X-Caboquinho – sanduíche típico da culinária do Amazonas, que leva tucumã, banana-da-terra frita e queijo coalho – e as tapiocas, que são feitas na hora. Também conta com mesa variada de pães, bolos, biscoitos, cereais, frios, geleias, sucos, frutas regionais e muito mais.

O FAO  é o mais longevo evento de seu gênero no Brasil, que nesta edição contemplará uma programação especial de óperas, concertos e recitais até 28 de maio.Quatro grandes títulos estão sendo apresentados no Teatro Amazonas. Destaque para “O Contractador dos Diamantes”, de Francisco Mignone, que não é realizado no Brasil há mais de 70 anos. Já a remontagem de “Peter Grimes”, de Benjamin Britten, foi sucesso de público no ano passado e rendeu o Prêmio Concerto, como melhor produção de ópera do país. Completam o circuito “Anna Bolena”, de Gaetano Donizetti, e “Piedade”, de João Guilherme Ripper.

 

A edição também conta com atrações destinadas ao público infantil. A obra amazonense “Curumim, o último herói da Amazônia, em busca da flor da vida”, de Mário Adolfo, é apresentada pela primeira vez no Teatro da Instalação. Outra opção é a nova produção do Pequeno Teatro do Mundo, a ópera com marionetes “O Navio Fantasma”, de Richard Wagner.

 

O evento ainda traz na programação a Conferência Anual da Ópera Latinoamérica (OLA), que pela primeira vez terá uma edição no Brasil. O encontro visa reunir representantes das principais casas de ópera do país e secretários estaduais de cultura com o objetivo de definir estratégias para atrair novas plateias, bem como possibilidades de ampliação do gênero e discussão sobre os desafios da produção nacional. A reunião ocorre entre 18 e 21 de maio.

Os ingressos para as óperas estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no site https://shopingressos.com.br. Recitais, concertos e programações infantis possuem entrada gratuita.

 

Promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), o Festival Amazonas de Ópera é um projeto aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Secretaria de Fomento e Economia da Cultura.