Uma análise do Fórum Econômico Mundial revela que alguns pontos considerados fortes do turismo da América Latina e do Caribe são hoje menos importantes do que antes a pandemia do COVID-19 para uma economia turística competitiva. O surgimento e disseminação da pandemia COVID-19 alterou os fatores que tornam o setor turístico de um país competitivo. Certos fatores, como capacidade sanitária e ofertas de viagens digitais, estão se tornando mais importantes durante a pandemia. Hoje, outros, como a abertura internacional, uma grande fortaleza na América Latina, são menos importantes.
Antes do surto de COVID-19, a região da América Latina e do Caribe estava melhorando sua competitividade turística, mas a maioria de suas economias permaneceu abaixo da média global. O declínio do turismo dá aos formuladores de políticas e líderes empresariais da região a oportunidade de rever suas práticas e políticas turísticas, especialmente em relação a infraestrutura e desenvolvimento turístico insustentável, que representam riscos específicos para a resiliência do turismo a longo prazo na região.
Segundo Christoph Wolff, diretor de mobilidade do Fórum Econômico Mundial: “O COVID-19 teve um impacto sério nas viagens e no turismo, onde até algumas partes do setor tiveram que efetivamente defender o encerramento total das atividades”. “Dado que o turismo é responsável por quase 10% dos empregos em todo o mundo, é importante que os países tomem medidas rigorosas para garantir que seu turismo seja competitivo e pronto para se recuperar em paridade com a reversão de medidas contra o COVID-19 e a retomada das atividades pelos países.”
Na América Latina, essas mudanças na competitividade das viagens são particularmente problemáticas. A Europa e outros países com recursos de saúde mais abundantes são mais propensos a conter e gerenciar casos COVID-19 do que outros países com recursos de saúde menos desenvolvidos, o que pode acelerar a reabertura segura de seu setor turístico. Atualmente, os números de leitos em hospitais da América Latina e caribe são especialmente baixos, com 42% menos leitos em comparação com a média global, o que tem dificultado muito a capacidade de reabertura da região.
Da mesma forma, o aumento da disponibilidade de TIC permitirá que as empresas de turismo e seus parceiros da cadeia de suprimentos forneçam mais serviços digitais, uma vantagem crescente quando as interações interpessoais são limitadas. Os componentes da competitividade, como um ambiente de negócios e mercados de trabalho favoráveis, também podem atuar como estímulos do lado da oferta, gerando alívio e acelerando a recuperação.
O Conselho Mundial de Viagens e Turismo estima que a indústria de viagens e turismo é responsável por 10,2% do PIB na região latino-americana e caribenha. Em alguns países, como a Jamaica, o turismo é responsável por uma porcentagem muito maior do PIB. A atual recessão está tendo um grande efeito sobre as economias que dependem fortemente do turismo.
Apesar da recessão, as perspectivas de longo prazo continuam animadoras, uma vez que o crescimento das viagens e do turismo tem superado consistentemente o PIB global na última década. Embora a região se beneficie da riqueza de seus recursos naturais e melhorias na abertura internacional, ainda existem inúmeros obstáculos, incluindo condições desfavoráveis de negócios, condições de segurança e proteção, lacunas de saúde e higiene, infraestrutura subdesenvolvida e problemas ambientais.
Os países da América Latina e do Caribe podem dedicar esse tempo revisando seus projetos de promoção turística e forjando um setor melhor no futuro. Por exemplo, há oportunidades dentro de sua lacuna de infraestrutura. Boas comunicações aéreas são cruciais para a competitividade das viagens na América Latina.
O confinamento causado pela pandemia desacelerou ainda mais os projetos de infraestrutura, mas também oferece uma oportunidade para os países da região revisarem seus projetos de desenvolvimento e concentrarem sua atenção nas áreas mais críticas. A construção de infraestrutura para um melhor equilíbrio entre o turismo e a demanda local será de particular importância.
Melhorar a competitividade das viagens e do turismo requer colaboração entre os setores público e privado. Além disso, os stakeholders devem reconhecer a necessidade de considerar a sustentabilidade ambiental e socioeconômica em suas tomadas de decisão. Estratégias que se concentram apenas em impulsionar a demanda turística de curto prazo têm o potencial de enfraquecer a resiliência a longo prazo da indústria de viagens e turismo.
Ao otimizar sua competitividade turística, os países da região latino-americana e caribenha podem contribuir para a sobrevivência e recuperação da indústria de viagens e turismo, reconstruídas ainda mais fortemente a partir dos efeitos causados pelo COVID-19.
Em abril, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) estimou que a região da ALC poderia perder US$ 110,2 bilhões de dólares em T&T devido à crise, o que representa uma queda de mais de 30% no PIB de T&T, comparado a 2019. Dado que direta e indiretamente a atividade de T&T representou 9,2% dos empregos e 10,2% do PIB nos 21 países abrangidos por este relatório, o bem-estar econômico da indústria está fortemente entrelaçada com a bem-estar da região.
Dos 21 países da América Latina e Caribe cobertos neste relatório, 12 aumentaram a competitividade em viagem e turismo (T & T) desde 2017, com Bolívia, Colômbia, Uruguai e República Dominicana registrando o maior nível de melhoria.
O México continua sendo o líder na região, com política aprimorada de T&T, infraestrutura e recursos naturais e recursos culturais, ajudando-o a figurar entre os 20 primeiros colocados globalmente pela primeira vez desde o início do relatório.
O Brasil é o 32° no ranking global e o segundo país melhor ranqueado na região da América Latina, atrás do México. Mas enquanto o líder da região melhorou 3 posições desde o ranking de 2017 (crescimento de 3,4%), o Brasil recuou 5 posições (ou recuo de 0,8%) no mesmo período. E · pontuou bem nos quesitos recursos naturais, recursos culturais e viagens de negócios e infraestrutura de transporte aéreo. As piores pontuações estão em ambiente de negócios, segurança e infraestrutura portuária e terrestre.