F 10 Wine Weekend 02 Julho 2015

A Aurora, tradicional importadora presente no mercado brasileiro desde 1946, lançou em 2009 a marca Inovini, divisão dedicada exclusivamente ao mercado de vinhos finos. A empresa que já atuava na importação e distribuição desse segmento optou por criar uma área específica para que o segmento ganhasse maior foco dentro da companhia. Com isto, agregou novas marcas ao seu portfólio e trouxe um time de profissionais com sólida experiência de mercado. 

 

aurora alimentos finos

 

Robson Spigariol esteve recebendo no stand, da Inovini Wine Weekend 2015. Entre seus rótulos renomados, como Los Vascos (Chile/Vale de Colchagua); Ferreira (Portugal/Porto); Louis Latour (França/Borgonha e González Byass (Espanha/Jerez, Rioja, Castilla la Mancha, Cava-Catalunha e Somontano), a importadora apresenta duas novidades.

 

Immagini 017

 

Allegrini Palazzo della Torre IGT 2011

 

produzido comuvas do vinhedo Podere Palazzo della Torre, cru situado em uma colina deFumane di Valpolicella (240 msnm). O solo é predominantemente argiloso-calcário e as vinhas têm idade média de 40 anos. O Palazzo resulta de duasfermentações. A 1ª de uvas frescas colhidas no final de setembro. A 2ª (cerca de 30%) com as uvas postas a secar e desidratar por cerca de 3 meses, colhidas no inicio de setembro! O resultado é um vinho que mescla vigor com elegância de maneira sublime.

(Preço sugerido: R$ 372,00)

Tipo: tinto seco. Uva(s): 70%

Uva -Corvina Veronese, 25% Rondinella e 5% Sangiovese; colheita manual.

Vinificação: ambas em tanques de aço inox termocontrolados (1ª 25-29°C / 2%08-22°C). Amadurecimento: 15 meses em barrica de carvalho francês (2º uso) +7 meses em garrafa. Graduação alcoólica: 13,85% Acidez: 6,1 g/l. (pH 3,71)Açúcar Residual: 5,4 g/l.

Cor: vermelho-rubi, ntenso, brilhante e com reflexos violetas. Aroma: intenso, límpido e complexo,com muita fruta escura, rescendendo a cereja madura, especiarias doces, com oques de grafite, café, menta e tostado. Sabor: na boca é também intenso, cheio ,fruta peciarias; boa densidade, encorpado com elegância, com taninos irmes, mas de qualidade, gostoso frescor e final super persistente.

Perfeito com os típicos pratos da cozinha italiana, como   massas e risotos com molhos escuros, massas com funghi, carnes vermelhas (grelhadas, assadas ou cozidas), aves de carne escura, embutidos, queijos demassa semi-dura. Servir a 16-18°C.

 

inivini

A Achaval Ferrer é uma vinícola criada em 1998 formada por quatro fazendas na província de Mendoza. Todas estas estão entre 700 e 1.100 metros de altitude e possuem vinhedos muito antigos de Malbec plantados em 1910 e de Cabernet Sauvignon plantados em 1928. A base de seus vinhos é a Malbec, vinda de três terroirs diferentes e que se une a Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, já nas barricas, em busca da melhor assemblage a cada ano. Seus vinhos são   premiados internacionalmente e normalmente alcançam pontuações expressivas dos principais críticos internacionais.

Vermelho-rubi intenso com nítido reflexo violáceo. Aromas florais (violetas),alguma especiaria sobre um leve fundo de baunilha e um toque de chocolate. Na boca exibiu taninos presentes (boa qualidade), leve calor (álcool +), acidez média e boa concentração de fruta.

Um vinho jovem que já pode ser desfrutado, mas que certamente ganhara complexidade na garrafa se lá permanecer por  mais algum tempo. O estilo é profundamente argentino, potente e de personalidade vincada. Tem fama de longevo. Avaliação 93pts.

Kit Achaval-Ferrer com duas garrafas, uma de Malbec com Cabernet Frank e outra de Cabernet Sauvigon 2013 (preço sugerido: R$ 232,00). Poucas garrafas vieram ao Brasil.

Vale a pena conferir!