O salão INSPIRAMAIS, que duas vezes por ano lança mais de dois mil materiais inovadores e sustentáveis para as indústrias de calçados, confecções, automotivos e de móveis, foi um dos destaques da 6ª edição do Fashion Talks, principal evento de negócios da moda do México. Realizada de forma híbrida entre os dias 28 e 30 de setembro, com sede física na Cidade do México, a iniciativa contou com participações de grandes marcas internacionais como Swarovski, Lacoste, Walmart e de brasileiras como Mercado Livre, entre os dias 28 e 30 de setembro.
Na oportunidade, o coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues, falou sobre a pesquisa Intergeracional 2025)_I, que será concluída em materiais que serão apresentados na próxima edição do evento, nos dias 23 e 24 de janeiro de 2024, em Porto Alegre/RS. “Empresas com conteúdo e conhecimento de tendências têm vantagens competitivas. No INSPIRAMAIS, há mais de uma década temos a oportunidade de traçar uma pesquisa por meio do nosso Núcleo de Design, que aponta desde as bases teóricas até o desenvolvimento dos novos materiais que serão apresentados no salão”, explicou. Segundo ele, a pesquisa leva em consideração a metodologia da pirâmide, na qual o topo (10%) traz inovações disruptivas, o meio (30%) o planejamento e desenvolvimento das coleções e a base (60%) as confirmações do mercado.

Na próxima edição, de janeiro, o INSPIRAMAIS apresentará os resultados da pesquisa Intergeracional, que destaca o fato de, pela primeira vez na história, o mundo ter cinco gerações convivendo ao mesmo tempo. “É um grande desafio para todos os criativos. Nossa questão principal é: como conectar essas pessoas? Como proporcionar experiências de consumo satisfatórias para essa diversidade?”, disse Rodrigues. Segundo ele, o etarismo foi o ponto de partida da pesquisa. “O Intergeracional não distingue idades, produz para pessoas de 10 a 85 anos. É uma moda para pessoas, independente de faixas etárias”. Na oportunidade, ele apresentou o detalhamento da pesquisa, que ao mesmo tempo em que traz materiais mais coloridos, excêntricos, com muitas texturas, volumes e brilhos, traz também uma contraposição com materiais mais funcionais e com linguagem mais neutra e discreta, com superfícies lisas e acabamentos mais suaves.
Na cartela de cores da pesquisa há 30 cores, com destaque para as tonalidades de rosa, terrosos e azuis. “Convidamos todos vocês a conhecerem o nosso salão, que tem se destacado como um dos principais lançadores de materiais voltados à moda na América Latina. Lá as empresas poderão conferir, de perto, os resultados dessa pesquisa”, concluiu Rodrigues.