O Instituto Auá acaba de ampliar a parceria com o Sorvetes Rochinha, tradicional marca do litoral norte paulista, que vai lançar em suas lojas o Festival Chocolates do Brasil, exaltando o cacau produzido na Bahia e Pará, em três novos sabores: Chocolate 70% da Bahia com nibs de cacau, Chocolate 71% do Pará e Chocolate 71% com Carimbó – sorvete de castanha do Pará com doce de Cupuaçu.
Os chocolates escolhidos pela Sorvetes Rochinha são de dois microempreendedores parceiros do Instituto AUÁ: o Bahia Cacau – da Cooperativa de Ibicaraí – e Amazônia/Pará, dos Chocolates River. Os três lançamentos são produzidos a partir do chocolate com teor de cacau 70% e 71%. Com isso a marca fortalece sua identidade de valorizar as riquezas e a história do cacau brasileiro, além de ampliar seu compromisso de fomentar a economia sustentável, iniciada em 2020.
A Sorvetes Rochinha busca reforçar a sustentabilidade como base da marca, valorizando a biodiversidade brasileira e fomentando o ecomercado – de quem planta e vende até a indústria, gerando emprego e renda para microprodutores, princípio totalmente alinhado com o Instituto AUÁ.
Os novos sabores seguem a tendência Bean to bar, ou seja, da colheita do fruto à transformação da amêndoa em chocolate. O processo é conduzido de maneira sustentável. A amêndoa do cacau tem manejo feito de maneira natural (colhida com as mãos) e passa pelas etapas de colheita, quebra, transporte, fermentação, secagem natural, armazenamento até se tornar a barra na agroindústria.
Todo cuidado na preparação da amêndoa do cacau selvagem e na produção dos chocolates garantem maior qualidade das barras, normalmente feitas por pequenos produtores certificados. Essa característica da origem da matéria-prima e a composição dos ingredientes na produção do chocolate, sem conservantes e sem gorduras trans atestam aos consumidores um produto saudável, bom, limpo e justo.
Para o presidente do AUÁ, Gabriel Menezes “a parceria com o Sorvete Rochinha reforça o compromisso do Instituto AUÁ em estabelecer conexões com empresas que tenham como propósitos o desenvolvimento sustentável na cadeia produtiva de alimentos, com a valorização do pequeno produtor, assegurando que ele se desenvolva, socialmente e economicamente por meio do empreendedorismo social, garantindo, assim que as novas gerações permaneçam no campo. Com esta parceria temos uma excelente oportunidade de avançarmos com o fomento dos produtos da Coopfesba, com o chocolate Bahia Cacau e com a Cacau River, do Pará. Também está nos planos da parceria do AUÁ com o Rochinha o fomento de outros frutos tradicionais”.
“Entendemos que quanto mais o consumo de produtos com frutas nativas é consciente, com matéria-prima de agroflorestas, por exemplo, mais preservação dos biomas e da biodiversidade da natureza e distribuição de renda de maneira mais justa. Como indústria, queremos fazer parte dessa roda, fazê-la girar, e fazer parte de uma transformação do consumo do sorvete. É algo que ainda falta na indústria sorveteira brasileira e queremos liderar esse movimento”, ressalta Lupércio Moraes, CEO da Sorvetes Rochinha, marca que nasceu no litoral norte paulista e tem berço na Mata Atlântica.
Lupércio ressalta também o posicionamento da marca em apoiar pequenos produtores de frutas brasileiras. “Como marca que valoriza o Brasil, nosso compromisso é atrelar cada vez mais os sabores que temos de melhor, como o cacau. Queremos como marca que o consumidor volte às suas origens e conheça as frutas que o Brasil tem, de uma forma mais intrínseca e divertida, como é o consumo do sorvete. A criança vai conhecer, o adulto vai conhecer, vai adquirir cultura gastronômica pelo que oferecemos com qualidade”, conclui o CEO.
Com a segunda campanha em parceria com o Instituto Auá a Sorvetes Rochinha acredita que é possível potencializar os pequenos negócios e contribuir com a preservação dos biomas brasileiros de maneira sustentável e, ao mesmo tempo, lucrativa para todas as esferas do desenvolvimento socioeconômico. “Nós temos um desafio que é fortalecer o pequeno empreendedor e mostrar às indústrias que é possível produzir com qualidade e fomentar a sustentabilidade com trabalho e renda. Temos a diversidade que a indústria procura como tendência e manter parcerias com empresas como a Rochinha credibiliza nosso trabalho e, principalmente, estende os produtos nativos a todas as pessoas”, reforça Gabriel Menezes, presidente do Instituto Auá.
As novidades estarão nas franquias da marca em São Paulo – litoral e interior, Matinhos e Guaratuba (Paraná), Itapema (Santa Catarina) e Angra dos Reis (RJ), além da Food Kombi. Confira endereços em www.sorvetesrochinha.com.br.