Depois do sucesso da primeira edição realizada este ano, a Cap Amazon Tropical Marketing anuncia a segunda edição do INVINO Wine Travel Summit. Será no dia 6 de abril de 2020, no Hotel Unique em São Paulo. O Grupo Air France-KLM, a Cité du Vin, de Bordeaux (França), a Wine Paths (França) e a Wines and Adventures of the Andes (Argentina) são os primeiros parceiros confirmados.

Jean-Philippe-Perol foto Antonio Dantas




B2B e somente para convidados – agentes de viagens, operadores de turismo e jornalistas –, o evento foi desenvolvido a partir da constatação de que as viagens dos brasileiros se diversificam e se sofisticam cada vez mais – em destinos nacionais e internacionais. O tema do enoturismo é cada vez mais o protagonista do motivo da escolha.



O crescente interesse pela cultura do vinho nos últimos anos – não apenas para bebê-lo, mas para conhecer os locais onde são produzidos, para vivenciar experiências enogastronômicas, se hospedar em hotéis de charme e visitar destinos de grande beleza – impulsionou o setor do enoturismo. Este segmento se estruturou em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil, acompanhando o desenvolvimento das vinícolas e a demanda turística.



No território brasileiro, além do enoturismo praticado tradicionalmente no Sul, novos destinos despontaram e atraem cada vez mais enoturistas – dos iniciantes aos super especialistas – como a Serra da Mantiqueira (SP), o Vale do São Francisco (PE e BA) e a Serra Catarinense. A cidade paulista de São Roque, distante 50 quilômetros da capital, tornou-se um case pois recebe quase 1 milhão de pessoas por ano.



No Exterior, brasileiros viajam para curtir a experiência do enoturismo nas proximidades em países como Uruguai, Argentina e Chile e ainda na Europa (Portugal, Espanha, França, Itália etc), nos Estados Unidos, na África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.



“O sucesso da primeira edição do INVINO Wine Travel Summit confirmou que essa análise estava certa”, afirma o administrador da Cap Amazon, diretor do evento, especialista em turismo e amante de vinho, Jean-Philippe Pérol. “Nosso propósito é unir todos os atores da negócio do enoturismo e proporcionar uma troca de informações que, lá na frente, vai ajudar a desenvolver ainda mais o setor”, emenda Pérol.



Para o diretor geral da Air France-KLM para América do Sul, Jean-Marc Pouchol, o respaldo do grupo de aviação ao evento, pela segunda vez consecutiva, visa fomentar o desenvolvimento do setor. “Apoiar o INVINO Wine Travel Summit estimula o desenvolvimento da enocultura mundialmente, e isso é importante para o turismo”, afirma Pouchol.



A programação de alto nível da segunda edição ,a exemplo da edição passada, é definida pela Cap e conta com a colaboração de um Conselho formado por Carlos Cabral (enólogo, responsável pela seleção dos vinhos do Grupo Pão de Açúcar, fundador da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho, palestrante e escritor); Carlos Henrique Abatayguara (presidente da Jet Set Turismo e membro da rede Virtuoso, amante de vinho e da gastronomia); Jean-Philippe Pérol; e Solange Souza (jornalista especializada em vinhos e gastronomia, editora do site Mesa Completa e responsável pela comunicação da Pró-Vinho).

Neste anúncio da segunda edição, a Cap Amazon também comunica os primeiros apoiadores. Conheça um pouco sobre cada um:

Air France-KLM,  é  o grupo líder em tráfego internacional partindo da Europa. Em 2018, transportou mais de 100 milhões de passageiros para 314 destinos em 116 países, com uma frota de 548 aviões.


Inaugurada em 2016 em Bordeaux (França), a Cité du Vin é um museu hightech que oferece uma visão ímpar do vinho, em todo o mundo e através dos tempos, em todas as culturas e civilizações.



A Wine Paths é uma plataforma que oferece visitas guiadas nos mais procurados destinos de enoturismo e mantém parceria com hotéis, restaurantes e 150 vinícolas de 11 países