São 30 milhões de descendentes de italianos no Brasil.  Não à toa, a cultura italiana está muito presente em nosso cotidiano, seja na gastronomia, no design, na arte, na arquitetura ou na moda. Com o objetivo de celebrar essa cultura e de estreitar ainda mais as relações entre Brasil e Itália, surgiu o “Itália em São Paulo” tendo como idealizador Edmundo Sansone Neto. O evento anual acontece na capital paulista há onze anos e proporciona uma verdadeira experiência de italianidade, pelo segundo ano no JK Iguatemi, , no dia 11 de junho.

 

A cada ano, marcas e personalidades ligadas à Itália se juntam para celebrar o país. O anuário impresso “Itália em São Paulo” é lançado todos os anos durante o evento com mais de 400 convidados presentes, entre presidentes e donos de empresas italianas e ítalo-brasileiras, socialites, autoridades, atores, atletas e celebridades. O anuário reúne conteúdo relevante sobre o contexto Itália em São Paulo, em variados segmentos como moda, design, gastronomia, arquitetura, turismo, negócios e outros. A ideia é levar ao público o que existe de mais elegante e irresistível na São Paulo à italiana, divulgando o espírito atual, com dinamismo e modernidade

Um dos pontos altos do evento é o Talk sobre os reflexos da cultura italiana no Brasil, no Lounge One, de 17h às 18h30h.  Dentre os palestrantes, estão nomes de peso como Filippo La Rosa, Cônsul Geral da Itália em São Paulo; Costanza Pascolato, empresária e consultora de moda, Diego D’Ermoggine, Diretor de Desenvolvimento da Idália e terá mediação de Edmundo Sansone Neto, CEO do Itálica e criador do Itália em São Paulo. Uma conversa imperdível que transita entre diversas facetas da cultura italiana em São Paulo.

 

E durante todo o dia, das 10h às 22h, os convidados participam do Circuito da Italianidade, pelas lojas do shopping. As marcas italianas e aquelas com afinidade com a Itália prepararam experiências exclusivas para esse dia especial. A Bottega Veneta oferece um tasting de Prosecco Italiano; a Dolce&Gabbana terá degustação de coquetéis Italianos; a Mistral participa com uma degustação de vinhos italianos da Sicília; a Livaria da Vila terá um cantinho especial italiano com livros com até 20% de desconto; a MAC prepara looks e maquiagens que remetem à Itália, além de distribuir vouchers de desconto; a Prada fará uma apresentação especial sobre seus ternos feitos sob medida na Itália; a Superga oferece customização dos calçados da marca; a TODs terá serviço de personalização dos seus produtos; a Replay oferece vouchers de 20% de desconto para os participantes do TALK; a Gucci terá degustação de Spritz e docinhos Italianos; a Forneria JK cria um menu inspirado na Itália; o TRE JK prepara um menu italiano especial em homenagem ao evento.

O evento termina com a já tradicional festa de lançamento do anuário Itália em São Paulo, só para convidados. A festa acontece no JK Iguatemi, a partir das 19h e recebe cerca de 400 pessoas – entre elas grandes nomes do universo empresarial, presidentes e donos de empresas, autoridades, celebridades e influenciadores.

 O “Itália em São Paulo” conta com o apoio institucional de: Embaixada da Itália, Consulado Geral da Itália em São Paulo, Italian Trade Agency, Instituto Italiano de Cultura, Camera Nazionale della Moda Italiana, GEI (Gruppo Esponenti Italiani), Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio,  entre outras Instituições.