A ITA (Agência ICE)-Agência para o Desenvolvimento das Empresas e da Cultura Brasileira  está apostando nas feiras brasileiras para divulgação de seus produtos italianos.  Participou da APAS Show 2025 , que aconteceu em maio no Expo Center Norte,  com uma comitiva de 17 empresas, destacando a excelência do setor de alimentos e bebidas do país. E está participando até amanhã, dia 30, da Fispal Food Service 2025, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Na feira, o  Pavilhão Italiano está celebrando a excelência agroalimentar da Itália com a participação de treze empresas expositoras e degustações. A culinária italiana pode se tornar, em dezembro desse ano, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Se conquistar o título, a gastronomia do país europeu se tornará a primeira tradição gastronômica nacional a receber esse reconhecimento. A proposta apresentada pela Itália destaca o conjunto de conhecimentos culinários, receitas tradicionais e número ingredientes de qualidade ligados aos seus territórios, produtos que vem sendo transmitido de geração em geração.

Os eventos  coordenados pela ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas | Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália (Italian Trade Agency – ITA), mostram que  Pavilhão do país europeu reforça a conexão histórica e cultural entre Itália e Brasil – no ano passado, foram comemorados os 150 anos da imigração italiana no País, um marco que transformou profundamente a paisagem cultural, social e gastronômica brasileira.

Ronaldo Padovani foto Tânia Müller

Para Ronaldo Padovani, Trade Analyst Sr., da ITA – agência do governo italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países “As feiras são muito importantes por duas razões: uma para compreender como  o mercado está se  desenvolvendo,  e verificar o que está buscando em termos de novidades, e como o mercado e  a concorrência estão se desenvolvendo. Participamos das feiras para prospectar negócios futuros ” explicou.

” Na  APAS, dentro deste aspecto, conseguimos atingir nossos objetivos. Eram 17 empresas , onde metade não tinham ainda importadores representantes  no Brasil . Recebemos cerca de 2000 visitantes  ao longo dos 4 dias nos nossos estantes. Gente muito qualificada,  entre os maiores importadores , as maiores redes de supermercados no Brasil. Este não  é um trabalho que não começa dentro da feira,  é algo que nós já   estamos fazendo a longo tempo . Neste ano de 2025, já levamos ‘ cerca de 40 maiores importadores brasileiros para uma feira que aconteceu em Milão, sendo que muitos destes fizeram negócios e prospecção de novos produtos  e fornecedores italianos . E como alguns deste estavam expondo na APAS,  alinhavaram tudo”. disse

E completou “Fora isto estamos fazendo campanhas  com redes  supermercados no Brasil inteiro e  atualmente são 4 acordos já assinados. Em São Paulo o  acordo  foi com o Santa Luzia  . Temos um projeto  muito grande internacional  , para daqui a 03 anos  de  ter acordos  com  pelo menos uma grande  rede de  supermercado de cada estado  brasileiro, de maneira a fazer com que   o produto italiano  possa ser conhecido por mais pessoas . Fazendo esta divulgação, os próprios supermercadistas se sentirão estimulados a procurarem novos produtos e novos fornecedores , assim aumentarem seus portfólios. A feira acaba sendo um coroação  destas ações todas. Isto estamos fazendo também nesta  Fispal 2025 , com outras 13 empresas  , 17 na Apas mais  na  Wine South America, uma feira internacional de vinhos e negócios, que aconteceu de 6 a 8 de maio em Bento Gonçalves. Ao todo  foram  200 empresas  novos e diversificados , que apresentaram seus produtos ao mercado brasileiro.  Está dando resultado? Com certeza. Basta ver as estatísticas , das importações  de alimentos e bebidas , que cresceram  no ano retrasado 30% , no ano passado  em torno de  7% , e neste ano já  vemos um aquecimento . Isto demonstra que conforme vamos fazendo estas ações no Brasil inteiro , vamos  abrindo novos mercados. A parte de vinhos vem crescendo também bastante “ disse o executivo.