O preço dos combustíveis é uma preocupação constante no bolso de muitos brasileiros, e é inevitável a procura por dicas de economia. Nessa busca por ações de consumo consciente, muitos condutores questionam se a janela aberta, sem o uso do ar-condicionado, gera uma redução no consumo. O assessor de assuntos econômicos do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE), Antônio José, pontua que a prática depende de algumas circunstâncias de velocidade, estrada e até potência do motor.
Em testes realizados pela marca Chevrolet e o programa Auto Esportes, foram divididas duas equipes: a primeira usando carro com o ar-condicionado ligado e janelas fechadas e a segunda com as janelas abertas e o ar-condicionado desligado. Na ocasião, foi observado que a economia de combustível foi maior no segundo grupo, quando o carro estava trafegando no trânsito comum das cidades, em uma velocidade de cerca de 100 km/h.
A economia, segundo a pesquisa, foi de R$ 1,51. No entanto, quando o teste foi realizado em BRs, com velocidade acima dos 100km/h, as janelas abertas trouxeram um aumento considerável no consumo. Já o carro com ar-condicionado ligado nessa mesma velocidade não gerou consumo superior.
De acordo com Antônio José, manter as janelas do carro abertas pode criar resistência ao ar em velocidades mais altas. “Existe um aumento do arrasto aerodinâmico, o que significa que o motor precisa trabalhar mais para superar essa resistência e manter o veículo em movimento. Como resultado, o consumo de combustível pode aumentar quando as janelas estão abertas, especialmente em BRs, em que o limite permitido é maior que 100km/h”, explica
Em algumas situações, o uso das janelas abertas pode ser mais recomendado. “Manter as janelas fechadas e usar o ar-condicionado pode consumir energia elétrica adicional, o que também coloca uma carga extra no motor e, consequentemente, no consumo de gasolina. Porém, a eficiência do ar-condicionado varia dependendo da velocidade do veículo e da temperatura externa. Em velocidades muito baixas, usar as janelas abertas pode ser mais eficiente do que o ar-condicionado”, finaliza o assessor de assuntos econômicos.
O assessor conclui que como foi observado nos testes da Chevrolet, a diferença no consumo é relativamente pequena e deixa um recado para os condutores. “Em trechos urbanos, a diferença de consumo e economia com janelas abertas será pequena, se compara a janelas fechadas e com ar-condicionado, e dificilmente pagará o preço da comodidade e da segurança”, exemplifica o profissional que recomenda o uso do ar-condicionado nos automóveis.