Protagonista na exposição Tecnologia em Movimento por Xiborg, em cartaz na Japan House São Paulo até 26 de fevereiro, o engenheiro japonês Ken Endo, reconhecido internacionalmente pelo desenvolvimento de tecnologia de ponta na área de próteses para corrida, chega ao Brasil no próximo dia 23 de janeiro e participa de uma intensa agenda de atividades até o dia 30 de janeiro. As atividades buscam impulsionar o debate sobre a inclusão de pessoas com deficiência no esporte e em outras esferas da sociedade, pautado pela autonomia de cada indivíduo.
Na terça-feira (24), Ken Endo participa de um bate-papo com o campeão paralímpico e mundial de atletismo, Alan Fonteles, e o ex-maratonista amputado, Paulo Almeida, sobre a evolução do esporte paralímpico e das blades, e o futuro das performances de atletas olímpicos e paraolímpicos. Mediado pelo jornalista esportivo Renato Peters (TBD, o encontro aberto ao público começa às 16h, na sede da JHSP na Avenida Paulista.
No aniversário da cidade de São Paulo (25), Endo fará uma participação especial em duas sessões de experimentação das blades na exposição da JHSP, uma às 11h e outra às 15h, junto ao público visitante. As próteses são adaptadas para adultos e crianças não-amputados, e propõe uma experiência de uso com intuito de criar empatia ao se colocar no lugar do outro.
A área do Educativo JHSP realiza no dia 28 de janeiro, às 11h e às 15h, a Oficina de Ferramentas Ciborgue com a participação de Ken Endo, inspirados pela exposição “Tecnologia em Movimento – Xiborg” e o diálogo entre corpo e tecnologia presente na ideia de ciborgue. Nesta atividade, serão criadas ferramentas que, acopladas ao corpo humano, potencializam a sua ação. Oficina destinada para famílias com crianças de 7 a 12 anos.
Com o objetivo de promover uma discussão mais aprofundada acerca do assunto e, assim, criar oportunidades e colaborações entre os países, a Japan House São Paulo promove eventos e encontros voltados para o segmento especializado. Destaque para visita técnica de Ken Endo às instalações do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro (SP), do Comitê Paraolímpico Brasileiro, seguida por uma sessão de conversa com a equipe do Comitê sobre os desafios do esporte paralímpico brasileiro. Na ocasião, juntamente com o ex-maratonista Paulo Almeida, Ken Endo realiza uma clínica de experimentação de próteses criadas por sua empresa, Xiborg, por crianças brasileiras.
Uma outra ação é a realização de uma palestra para o meio educacional, científico, governamental, empresarial e interessados em geral sobre a iniciativa Blade Library, criada em 2017 em Tóquio por Ken Endo, e que funciona como uma “biblioteca de próteses”, oferecendo cessão e locação de próteses por valores acessíveis em um ambiente especial para que as crianças e os jovens possam brincar, correr e se divertir até encontrarem a prótese adequada às suas necessidades. Está previsto também uma conversa de Ken Endo com a Associação Desportiva para Deficientes (ADD), instituição sem fins lucrativos, que apoia atletas e desenvolve modalidades competitivas de basquete em cadeira de rodas, natação, bocha, vôlei sentado e atletismo e também atua na educação esportiva para crianças com deficiência.