Você sabia que diariamente células cancerosas nascem em cada organismo? Porém elas só se desenvolvem quando o sistema imunológico está enfraquecido e não consegue combatê-las. O sistema imunológico se fortalece com bons hábitos, sentimentos e estilo de vida saudável.
Segundo pesquisas, estilo de vida inadequado pode causar mais câncer, por exemplo, o tabagismo é responsável por mais de 30% das mortes relacionadas aos cânceres, e o consumo de álcool é proporcional à chance de desenvolvimento de câncer de próstata, ou seja, quanto maior o consumo, maiores as chances. Em compensação, uma alimentação balanceada e adequada, pode salvar 30% das vidas.
Finalizando o mês Novembro Azul, onde o foco é a prevenção ao câncer de próstata, seguem orientações do Médico do Kurotel-Centro Médico de Longevidade e SPA- Dr. Victor Hugo da Fonseca que auxiliam na prevenção:
- Não fume;
- Evite o consumo de álcool;
- Consuma em pouca quantidade leites e derivados;
- Ingira menos de 4 porções de gordura animal ou carne vermelha por dia;
- Evite o consumo de farinha branca e açúcar;
- Substitua o consumo de refrigerantes ou bebidas industrializadas, principalmente zero, light, diet por bebidas naturais como sucos e água;
- Controle o peso e IMC (índice de massa corpórea);
- Tenha bons níveis de Vitamina D;
- Consuma 5 ou mais porções de alimentos fonte de licopeno (tomate, melancia, goiaba, brócolis…);
- Utilize açafrão, alho e alecrim naturais nas alimentações;
- Realize uma dieta rica em vegetais;
- Faça exercícios físicos moderados ou vigorosos.
Além dos hábitos e alimentação saudáveis, é ideal que os exames de rastreamento do câncer de próstata sejam realizados pelo menos uma vez ao ano em pessoas a cima de 45 anos (com histórico familiar) e 50 anos (sem histórico familiar). Caso deseje um acompanhamento ainda mais preciso e preventivo, a partir dos 40 anos pode solicitar os exames ao médico.
Os exames são: Ecografia, Exame de toque e Exame de sangue PSA. O ideal é que os três sejam realizados para uma melhor prevenção.