Nova pesquisa realizada pela Libresse, marca de cuidados femininos do grupo Essity, revela que, em média, as mulheres+ perdem cinco meses de sono ao longo da vida devido ao desconforto, ansiedade e medo das noites durante a menstruação [1}. Esta pesquisa orientou a mais recente campanha digital de quebra de tabu da empresa, #Periodsomnia. A campanha já está disponível no Youtube da marca e pode ser visto aqui
A pesquisa ouviu mais de 10.000 mulheres, em 11 mercados, revelando que:
- 62% têm sono mais pobre em seus períodos
- 33% lutam para dormir por causa da ansiedade em relação ao seu absorvente vazando e manchando seus lençóis e pijamas, evidência do estigma que ainda existe em torno do sangue do período
- 62% não gostam de ficar na casa dos outros ou sair de férias durante o ciclo e um quinto (18%) prefere perder um encontro a enfrentar alguém vendo uma mancha em seus pijamas ou lençóis.
Desta vez, a companhia está mergulhando na escuridão do sono para revelar a verdade dos ciclos à noite. De livros infantis à Hollywood, há um mito universal da Bela Adormecida. Perfeito, limpo e quieto, acordando se sentindo fresca e descansada. Libresse quer ir além dos clichês para mostrar o sangramento, o sonho, o inchaço, a agitação e a luta para dormir profundamente, mais uma vez, trazendo uma campanha disruptiva com o olhar real sobre a menstruação. A marca criou o termo “periodsomnia” para denominar a experiência que milhões de mulheres+ passam à noite. Muitas acreditam que estão sozinhas nisso, então a esperança é que, ao abordar a invisibilidade da questão com beleza e empatia, as mulheres sintam conforto e sentido de comunidade